AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Frutos da Delinquência - S.O.S. Família/Divaldo P.Franco

Quando vamos até o dicionário buscar o significada da palavra delinqüência encontramos: desobediência às leis e comportamentos.

Mas cada época, povo, país ou mesmo local têm comportamentos e leis que se diferenciam...
...aqui mesmo, há locais onde pode-se trafegar a 60Km outro a 40km e assim por diante. Há países onde se o cidadão roubar sua mão lhe é amputada e outros a pena é bem menor (...)
Vale salientar portanto que delinqüente é o cidadão que infringe as regras de onde ele vive.

E.S.E.
Quando adentramos aos estudos evangélicos e nos aprofundamos nos ensinamentos de Cristo observamos que existem alguns princípios imutáveis.

Moisés, através dos 10 mandamentos trouxe algumas regras para homens desprovidos de qualquer educação moral... Mandamentos estes que se faziam necessários para época...

Jesus veio trazer uma nova luz resignificando as leis de Moisés lembrando-nos que o maior dos mandamentos seria “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”!
E disse que se os homens conseguissem segui-lo, tudo seria diferente, belo e novo!

A Boa Nova
Há 150 anos felizmente tivemos o advento do espiritismo que tirou de vez o véu de nossos olhos e mostrou que “A cada qual segundo as suas obras” ....
Mostrou que tudo passa...
Que existe a lei da ação e reação...
Mostrou que ninguém é tão bom ou tão mal...
Que para todo mal um remédio...

Delinqüente:
Não podemos esquecer de que quem quer que esteja vivendo hoje no orbe da Terra já esteve aqui, somos espíritos milenares em evolução.
Quem quer que esteja cometendo este ou aquele equívoco é senão um espírito enfermo.
O Espiritismo nos ensina a olharmos o outro com olhos de Jesus...
...”Vá e não peques mais”
Sim, esta foi a frase que Jesus proferia quando deparava-se com quem quer que estivesse neste ou naquele erro.

Sociedade
Não podemos simplesmente deixar para lá se existe um mal devemos ajudar como Jesus pregou...
É portanto dever social reeducação e tratamento do cidadão considerado “delinqüente”.
O que vemos hoje senão uma imensa dificuldade em recolocar jovens no meio social – Não existe, infelizmente, um tratamento digno capaz de readequar este jovem à sociedade em que vive...
... o sofrimento é atroz! Este mesmo jovem, muitas vezes ainda criança tornar-se-á um futuro homicida, ladrão, traficante e por aí vai. Tudo porque a raiz do problema não fora adubada.

Necessidade Imediata
Logicamente, ao encontrarmos este ou aquele indivíduo em condição inadequada ao convívio social se faz necessário imediato afastamento para que o mal pior não se instale.
Hoje o sistema carcerário é deficitário em todos os sentidos. Não existe locais suficientes para o grande número de presos e consequentemente não existe educação e tão pouco estrutura humana para readequar quem quer que esteja ali para voltar a ser um cidadão.

Família
Sem dúvida alguma a família é a célula mãe da sociedade e cabe alimentar a importância deste imenso braço social para que pouco a pouco tenhamos caminhos mais largos e amenos.
Nossos governantes já se preocupam em manter os jovens dentro do seio familiar, e isto enxergarmos ser um inicio para que evoluamos adequadamente.
Mas cabe ao pai, a mãe e aos tutores de crianças e adolescentes alimentarem esta idéia de agregação.
Ninguém esta falando aqui de riqueza ou pobreza não... Há lares ricos onde pais são ausentes propiciando a delinqüência de seus filhos como também há outros tantos lares onde há amor, diálogo e atenção aos filhos que, apesar de viverem em condições humildes, dão, desde cedo valor as coisas importantes como Jesus ensinou.

Lar e Casa
Isso nos faz lembrar-se de uma pequena história para ilustrar a diferença dos termos;
Devido à falta de casas perto da base militar onde servia, um jovem médico viu-se obrigado a viver com a esposa e três filhos pequenos num acanhadíssimo quarto de hotel.
Um amigo, preocupado com a situação, aproximou-se da filha do médico, uma menina de seis anos de idade e lhe disse: "que pena vocês não terem um lar, não é mesmo?"
- Oh senhor, nós temos um lar, sim senhor, respondeu a menina prontamente.
- O que não temos, por enquanto, é uma casa para abrigá-lo.

Pensando nisso, concluímos que quando vemos garotos soltos na noite, envolvidos com drogas, não são meninos de rua, no sentido usual do termo, mas, certamente, são meninos sem lar.

Dados importantes
Estudos sobre a delinqüência infanto-juvenil feitos na Universidade de Harvard, Estados Unidos, revelaram os seguintes dados:

60% dos menores delinqüentes têm pai e mãe que bebem excessivamente.
65% desses menores têm permissão dos pais para fazerem o que bem entendem.
60% provêm de lares onde o marido e a mulher não vivem em harmonia.
70% são de lares onde não há recreação de espécie alguma.
80% têm pais que não procuram interessar-se pelos amigos dos filhos.
80% desses jovens queixam-se da indiferença da mãe.
60% queixam-se da indiferença do pai.

A grande maioria provém de lares desfeitos.
Raros recebem qualquer espécie de ensino religioso.
Temos, dessa forma, as características gerais e bem acentuadas, das casas onde começa a delinqüência.
São casas e não lares, porque o lar tem outro significado.

Espírito sem amor?
Não podemos entender ser um delinqüente um Espírito desprovido de amor porque está o amor intrínseco em cada um de nós. Como uma sementinha que aguarda água para florescer.

Impossível não observarmos vez ou outra esta ou aquela criança que passa nas ruas de nossa grande metrópole com uma carinha triste a espera de uma carinho, um amor...

Nós, Espíritas ou melhor, nós cidadãos precisamos e devemos ter “olhos para ver e ouvidos para ouvir”.

Até quando vamos culpar este ou aquele governo para as coisas que vemos e ouvimos? Quantas vezes atravessamos as ruas quando vemos este ou aquele mendigo malcheiroso? Vemos isto todos os dias... Pessoas têm medo de aproximarem-se de pessoas com má aparência de tanto que a mídia insiste em abordar temas agressivos e alarmantes para quem quer que seja.

O E.S.E.
Nós temos uma fonte inesgotável de luz no E.S.E.
A.K. quando ergueu a bandeira “Fora da caridade não há salvação” sabia que seria por aí a real salvação do homem.
A D.E. nos aviva a memória as parábolas de Cristo esclarecendo de forma tranqüila e através de uma linguagem atualizada para que possamos praticar o que o Mestre deixou-nos como legado.

Sociedade Atual
Infelizmente há total exclusão do delinqüente para todos da sociedade por medo, ignorância e mesmo falta de compaixão e fé.

Agravo
Entendemos que quando menos amor este “delinqüente” receber mais ele ficará revoltado.
A agressão física que receber então...tanto quanto pior. Infelizmente é bem comum vermos os próprios policiais agredirem crianças usuários de Craque em algumas regiões de SP. A TV sensacionalista adora mostrar cenas como estas porque é o que dá ibope.

Responsabilidade

- Família:
Cabe ao pai e a mãe responsabilidade da educação de seus filhos. Lembrando que deverão fazer o seu máximo mas caberá sempre ao espírito em questão a responsabilidade sob seus atos.
Se uma mãe ou um pai dedicou-se ao máximo na educação de seu filho mas, mesmo assim, este desviou-se. Cabe a este pai e esta mãe apenas vibrar para que o pior não se suceda.
O Espiritismo é bem claro no que diz respeito à educação: os tutores deverão fazer o seu melhor e responderá pelo que não fez apenas.

Culpa: é comum, nas casa espíritas onde têm plantão de orientação, receberem mães ou pais com sentimento imenso de culpa por este ou aquele filho ter “se dado mal”. Ao que a D.E. é clara; façamos o nosso melhor sempre! (...)

- Sociedade:
É claro que cabe ao Governo implantação de regras e leis dignas bem como adequar presídios e sistemas carcerários adequados para estes delinqüentes.
Mas nós não podemos deixar de fazer nossa parte, mesmo que pequena... Vibrando por estes pequenos que vemos nas ruas... Sem mãe... Sem lar... Sem amor...
A Doutrina Espírita é riquíssima e nos esclarece que pensamento é ação e podemos ajudar com pensamentos iluminados a florir mais à frente!

Problema Espiritual
Pretérito
Não podemos esquecer que um espírito delinqüente pode já ter vindo com esta ou aquela tendência de uma vida anterior... Cabe sempre aos tutores a adequação para um novo ser. Ex. Criança que se joga ao chão para conseguir o que quer (...)

Presente
Caberá sempre ao educador a observância desta ou daquela má tendência para que o mal seja cortado pela raiz.

Futuro
Há quem diga; Parece que o mundo está cada vez pior. Grande equívoco. Há uma evolução evidente na humanidade do primata ao homem atual... Basta estudar um pouco de história.

Erros Comuns:
Içami Tiba – No livro “Quem ama educa” este estudioso de comportamento ensina que pais, mães e filhos têm e devem seguir algumas regras importantes de comportamento para o bem maior de todos. (Vale a pena dar uma lida)

Lembrar ainda que precisamos usar de energia não de agressão. Como Jesus que era enérgico porem amoroso.

Herculano Pires no livro Pedagogia Espírita recomenda as práticas espíritas como sendo um excelente caminho para corrigir uma criança em dificuldade. Ex. Evangelho no Lar.
Lembrando que lares poderão ser ricos ou pobres mas há de ser comungar amor.

Ex.
Heloísa Pires, filha de Herculano Pires conta, em uma de suas preleções, que sua casa era bastante humilde mas que o amor, o diálogo e o respeito sempre prevaleceu.
Conta que dois de seus irmãos estudavam de manhã e outros dois à tarde e havia apenas dois pares de sapato que trocavam no caminho da escola... mostrando que felicidade, amor e educação independem de condição financeira pois todos os filhos tornaram-se cidadãos honrados e responsáveis.

Muito obrigada por sua atenção. Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário