AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quinta-feira, 7 de julho de 2011

PALESTRA: Espíritos Sofredores

Fonte de consulta: O Livro Céu e o Inferno - Allan Kardec
Para aqueles que desconhecem, dentre os livros da codificação é justamente no livro “O céu e o inferno” especificamente na parte II que existem inúmeros relatos de espíritos que nos contam em que situação se encontraram no Plano Espiritual depois de seu desenlace. Como se processa a lei de ação e reação aos olhos da Justiça Divina.


Espíritos sofredores
Como sabemos todos nós somos espíritos em constante aprendizado e mais dia menos dia todos nós estaremos mais conscientes e seremos mais felizes porque alçaremos vôos às sendas mais altas da evolução.

Quando falamos de sofrimento, espíritos sofrem?
Aqui na Terra temos sofrimentos de ordem física e moral
Dor física – é uma resposta do corpo físico ao mau uso que fizemos de nosso envoltório material que nos serve muitas vezes como alerta. Ex: Comemos algo estragado sentimos reação estomacal, trabalhamos excessivamente sentimos stress físico e assim por diante.
Dor Moral – é aquela que o próprio ser angaria em virtude de seus equívocos e tem como finalidade evoluir o homem, lapidar seus sentimentos e purificar sua alma.

Sendo a dor Moral a mais difícil de se superar porque enquanto o indivíduo não aprender a lição que ela deverá trazer esta dor perdurará. E é justamente esta DOR MORAL os espíritos que estão sujeitos.

Buda nos afirma que a dor faz parte da vida, mas que a própria vida ensinará o caminho para deixarmos de sofrer. Um pensamento muito parecido com a D.E.

Lembrando que como espíritos estamos em constante aprendizado e se não aprendemos em uma encarnação, a Justiça Divina, nos ofertará outras oportunidades de aprendizado.

Deus Pai maior
Deus é nosso pai maior e como todo pai quer que seu filho progrida, cresça, alavanca sua vida sempre com ideais enobrecedores e jamais nos proporcionaria dores para que sofrêssemos sem necessidade.
Remédio amargo: Um exemplo bem clássico é aquele pai que ao ver seu filho doente é obrigado a ministrar-lhe um remédio ruim, mas sabe que este recobrará sua saúde.
Assim Deus é para conosco. Todo e qualquer sofrimento nos servirá sempre de escada para sendas de nosso progresso moral.

No plano espiritual
Todos nós temos um bom anjo protetor, um anjo da Guarda que nos auxilia para que vençamos nossas provas e nossas expiações que haveremos de enfrentar.
Infelizmente muitas vezes somos atraídos por vozes inferiores deixamos de seguir o bem e somos levados a cometer falhas que somente observaremos quando no Plano Espiritual.
E, é justamente quando desencarnamos que teremos oportunidade de enxergar com visões amplas se procedemos corretamente, se fizemos nosso papel corretamente, se fomos espíritos que completaram a sua missão.
Sabemos que poucos são os que conseguem cumprir toda a sua missão aqui no planeta justamente porque os assédios do materialismo, que ainda faz parte de nosso mundo de provas e expiações, nos levam a sucumbir.

Os Espíritos maus, egoístas e duros são logo depois da morte entregues a uma dúvida cruel sobre o seu destino presente e futuro, muitos ainda acreditam-se vivos devido ao seu alto grau de materialismo outros sofrem a dor, como se ainda estivessem na carne, vendo seu corpo se desfazer...

Muitas são as dores e sofrimentos do espírito mas todos os relatos nos servem de apoio e lição para que tenhamos força para agirmos sempre no bem.
São inúmeras as petições de prece e clamores de arrependimentos de tantos espíritos sofredores que causaram todo e qualquer mal enquanto encarnados.
Estaremos relatando alguns, dos muitos casos, que o livro Céu ou Inferno nos trás:

Príncipe Duran
Assim que este espírito se manifesta na reunião mediúnica ele já clama por prece dizendo-se arrependido de todo mal que fizera por orgulho. Narrando que tivera em lembrança três encarnações sendo tomado pelo orgulho em todas elas.Na última, como príncipe havia prometido ser bom mas fez justamente o contrário fazendo com que todos se curvassem aos seus caprichos.
Agora já se achava em condição de observar todo mal que fizera e preparava-se para uma nova oportunidade mais humilde e consciente.

Pascal Lavac
Uma outra comunicação interessante fora justamente de um marinheiro que ainda achava-se vivo e preso aos escombros de seu naufrágio. Relata que a separação de seu espírito a do seu corpo somente se deu quando ele reconheceu suas falhas. Encerrando sua narrativa com solicitação de prece.

São muitos os espíritos que vivem dores, aparentemente físicas ainda, por estarem muito comprometidos. Nas reuniões mediúnicas é comum recebermos comunicações de espíritos que embora desencarnados há muito tempo gritam de dor por sentirem-se presos aos minutos que lhe antecederam seu desencarne. (Acidentados, drogados, suicidas, etc.)

Aparentemente pode nos parecer muito cruel, mas todo em qualquer processo sempre trará uma lição para o espírito que ali se encontra. Lembrando que todos temos livre-arbítrio e quando alçamos vôo à prece a providência divina trata de nos auxiliar.

Ex. Livro Nosso Lar – Quem leu o livro Nosso Lar ou mesmo assistiu ao filme haverá de recordar que André Luiz, logo após seu desenlace passou por um período no que chamamos de Umbral e era tomado por pensamentos ruins o tempo todo, lembranças do passado que o aprisionava naquele lugar enfermiço, mas tão logo fez uma prece rogando ajuda ao alto receber ajuda do plano maior e fora recolhido para as câmaras de retificação.

Fernando Bertin
“Estou em um terrível abismo... A noite é tão negra que tenho medo... Vejo o meu corpo, que angústia... O mar, o frio... vou ser engolido! Socorro! Socorro!”

A comunicação fora dada e depois averiguada que este senhor havia sido vítima de um naufrágio e não dava conta, de nenhum modo, de sua situação, acreditava-se ainda vivo e lutando contra as ondas.
Meses depois há nova comunicação onde o espírito já havia se conscientizado de sua condição e narra que em uma outra vida ele haverá atirado ao mar vários corpos e ele mesmo pedirá para passar por uma situação parecida a fim de expiar.
Muitas vezes observamos pessoas que passam por diversas dificuldades e não conseguimos identificar o porquê. O D.E. felizmente nos trás inúmeras respostas porque somente através das múltiplas vidas é que compreendemos das causas muitas vezes de vidas pretéritas. Mas vejam que até mesmo nos momentos que antecedem o desencarne há ainda a possibilidade de um ou outro ressarcimento.

François Riquier
Nesta narrativa temos o relato de um senhor que fora extremamente avaro em sua vida e, durante o trabalho mediúnico, gritava por seu dinheiro, e falava que as pessoas eram miseráveis por roubarem o que era seu, deu seu próprio endereço para que pudessem resgatar seus bens...quando fora levado a entender que estava desencarnado ele continuava recalcitrante dizendo que precisava de seu dinheiro. Durante toda a reunião mediúnica ele insistia estar vivo e dizendo que pessoas o estavam roubando. Por fim o grupo mediúnico o leva a compreender de sua real situação e o próprio pede para que façam orações para que ele pudesse descansar em paz.

Pessoas extremamente presas aos bens da terra, com muito apego certamente terão muito mais dificuldades no seu passamento. Um dos motivos pelo qual precisamos viver mais o espírito do que a carne. É claro que precisamos de bens materiais, pois estamos vivendo em um mundo material mas o Espiritismo nos chama atenção aos excessos de toda ordem. Precisamos observar se estamos agindo em concordância com o todo para mais tarde não virmos a sofrer.

Sra.Claire
Um fato peculiar neste caso é que o espírito, que ditou a comunicação era conhecida da médium, que desconhecia qualquer possibilidade deste espírito estar em situação tão difícil.
Mas na rogativa de Sra.Claire ela lamentava o tempo perdido com todos os prazeres, adulações, cuidados com a beleza, mal uso de sua fortuna... Lamentou não ter ajudado quem quer que seja... Fez mal uso de toda uma encarnação, sendo egoísta ao extremo.
São Luis
Nesta narrativa temos uma explicação que o Espírito de São Luis nos apresenta de como, muitas vezes, acordamos no Plano Maior virmos neste planeta com dinheiro para ajudarmos os mais necessitados... amparar os pobres e desvalidos... mas sucumbimos... não cumprimos com o que prometemos...

A Justiça Divina
É claro que Deus sempre nos dará outras oportunidades. Mas entendemos que sempre há tempo de abrirmos os nossos olhos. Estamos á caminho de uma nova era na Terra onde a dor e a maldade não mais existirá. Já não há mais tempo para mal uso de nosso livre arbítrio de forma tão exagerada como pensar somente nas coisas materiais...
...já temos oportunidade de ver, ouvir tantas mensagens que nos levam a crer que o caminho do bem e do amor é o único a ser seguido e vivido!

O livro “As dores da Alma” – Francisco do Espírito Santo Neto pelo espírito Hammed nos trás informações ricas sobre dores que nós próprios cavamos para nossas vidas e nos informa sobre as causas, conseqüências e possíveis soluções.
Dentre os inúmeros temas abordados gostaríamos de ressaltar o Orgulho, a Inveja e o Egoísmo como sendo as principais causas das dores humanas. Vale a pena sua leitura.

Como já aprendemos na D.E. existe a Lei da Ação e Reação que todos nós estamos sujeitos, não há como fugir desta lei maior. Por este motivo quando não encontramos, nesta vida, causa de nossas dores certamente a D.E. nos indica que é causa de nossos equívocos de vidas pretéritas.

No livro “O problema do Ser do Destino e da Dor” – Leon Denis nos aponta que a dor será necessária enquanto o homem não tiver posto seus pensamentos e seus atos de acordo com as Leis Morais.
Sabemos que somos nós os arquitetos de nossa vida e dentro desta consciência devemos trabalhar hoje por um amanhã melhor. O que eu plantar eu certamente colherei: Se plantar rosas colherei rosas (...) Ainda na lei da ação e reação o que eu semear eu colherei...

Dores prolongadas serão amenizadas à medida que o ser evoluir espiritualmente
Ex.: quer exemplo maior do que Jesus que tanto sofreu, mas em todos os momentos esteve firme na fé em dias melhores na Casa de seu Pai?
Se não alçarmos vôo à certeza de que estamos aqui neste planeta somente de passagem, de que somos espíritos em evolução, de que tudo passa (...) dores e alegrias são passageiras, estarei envolto de dores infindas que certamente eu PRÓPRIA AS CRIEI.

Mudar para não mais sofrer
No livro “Reforma Ìntima sem Martírios” de Ermance Dufaux temos um capitulo inteiro sobre como nos auto melhorarmos.
Como dizia Sócrates “Conheça-te a ti mesmo”.
Quanto nos avaliamos e nos observamos sabemos exatamente nossos pontos positivos e negativos. Poderemos identificar o que ainda deve ser melhorado para finalmente evoluirmos.
Não temos dúvidas de que se trata de um trabalho árduo e que requer, muitas vezes, mais do que alguns dias de reflexão e sacrifício para largarmos o homem velho, mas quando nos olharmos no espelho e vir mais luz nos sentiremos felizes e recompensados.
Ex. Santo Agostinho no E.S.E. sugere que todos os dias antes de dormirmos devemos apontar tudo o que fizemos naquele dia. Às boas coisas repeti-las, mas os maus feitos más devemos tratar de corrigi-los o quanto antes para não levarmos mais débitos para nosso futuro.
Não há trabalho que não tenha sua recompensa
E que se hoje a dor me assalta que eu faça o melhor que puder deixando de lado o egoísmo, a inveja, o orgulho que eu pratique caridade com amor lembrando que haverá sempre um irmão mais necessitado do que eu e finalmente, após fazer a minha para eu, mesmo em lágrimas agarre-me, com todas as minhas forças, a minha fé lembrando que o Pai Maior não desampara ninguém nunca!

Muito obrigada por sua atenção. Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário