AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 28 de março de 2012

INTOLERÂNCIA E IMPACIÊNCIA

Fonte: "Manual Prático do Espírita" - Ney Prietto Peres
Intolerância = Intransigência = Tudo tem que ser como eu quero.
Impaciência = Pressa = Tudo tem que ser no meu tempo.

Os dois adjetivos têm pontuações bastante negativas para a vida do indivíduo que acaba por sofrer quando vê seus desejos frustrados porque o mundo não responde aos caprichos de ninguém; Ao contrário ri dele levando-o a loucura e morte súbita.
Quem já não ouviu falar de alguém ter tido um “ataque cardíaco” porque era nervoso ou irritadiço em excesso?

Quantas vezes não vemos acidentes em trânsito por impaciência e invigilância do motorista – muitas vezes causando grandes tragédias?

Poderíamos discorrer inúmeros fatos que ocorrem por termos estas duas não virtudes assinaladas em nossa persona.

O Espiritismo é uma Doutrina que nos obriga a reflexionar não somente no que tange à religiosidade, mas também no aspecto científico de todas as questões que nos cercam.
O livro “Manual Prático do Espírita” é um manancial de autoajuda para quem quer se auto melhorar...
...seus apontamentos são preciosos nas questões mais simples de nosso dia a dia que precisamos melhorar e que sequer percebemos.

Jesus:
“Não julgueis para não serdes julgados”!
“Sede perfeitos”!
“Na paciência reside vossas almas”!
Estas máximas de Jesus nos obrigam a sérias reflexões de porque em tempo tão distante estaria o querido Rabi a dizer de julgamentos, perfeição e paciência...
E Ele o fazia em diversas passagens porque o sabia que teríamos dúvidas e dificuldades para compreender enquanto não nos tornássemos maduros o suficiente.
E se hoje ainda estamos agregando á nossa vida livros e dizeres que nos ensinam a agir diferentemente é porque ainda precisamos aprender, e muito sobre as coisas que o  Mestre falava. 

Chico Xavier
Gosto muito dos casos de Chico Xavier; e certa ocasião, quando nosso companheiro já estava com idade avançada estava ele em seus atendimentos e chegou uma mulher nervosa e agitada querendo conversar com ele, mas havia uma imensa fila e devido ao tarde da hora, já passava das 2 da manhã, os ajudantes da Casa Espírita já estavam solicitando para que as pessoas voltassem outro dia e distribuíam senhas...
...não conformada por não ser atendida a mulher passou a gritar e ofender os companheiros de Chico. No dia seguinte a mulher era uma das primeiras da fila do atendimento e, sem dizer nenhuma palavra, recebeu a mensagem de nosso companheiro “Senhora “fulana de tal” deu o nome completo da mulher, seu problema será solucionado assim que puder controlar sua impaciência, pois causa transtorno para seu companheiro “fulano de tal” deu o nome do marido, que sofre muito com suas agressões”! A mulher passou a chorar muito e contou para Chico que o companheiro havia sofrido um AVC e ela julgava-se agora culpada mais ainda...
Chico a presenteia com o E.S.E.
No ano seguinte volta à mulher com o marido, já bom e agradecido, pois disse que sua mulher tornara-se outra pessoa após o contato com o querido amigo Chico! 

Perfeição
Sabemos que ninguém é perfeito, ou não estaríamos aqui neste planeta... Mas temos obrigação de buscar nossa melhora para nosso próprio bem e de todos aqueles que nos cercam.
Quando Jesus disse Sede Perfeitos ele o sabia que todos nós, sem exceção, seríamos um dia pessoas dignas de sua luz.
No E.S.E. cap. X “Bem aventurado os Misericordiosos”! educa-nos de como devemos agir para com nossos irmãos ainda equivocados.
“Na mesma medida que julgardes será julgado”!
Quando somos exagerados nos nossos apontamentos negativos para com os nossos semelhantes, certamente seremos chamados a responder por esta nossa intransigência. Será que sou mesmo tão bom quanto eu julgo ser?
Muitas vezes apontamos erros que temos em nós e nem percebemos ou ainda temos outros tantos erros muito piores doque aquele que insistimos em denegrir.

Chamar atenção
No L.E. há uma questão bastante interessante; Como não há ninguém perfeito ainda seria errado chamarmos atenção de um irmão equivocado nesta ou naquela questão? E nossos amigos respondem que devemos sempre trabalhar para o progresso da coletividade e sobretudo dos que estão sob nossa tutela. Mas, sempre chamar atenção com moderação, com um fim útil e não com o simples prazer de denegrir.            
         
Intolerância
No livro manual Prático do Espírita Ney Prietto relaciona alguns traços bastante característicos:
Austeridade – (frio/grosseiro) para com o comportamento em situações familiares, sociais e profissionais. Ex. Pai duro demais com os filhos que se tornam adultos inseguros e traumatizados com chefia (têm medo dos enfrentamentos profissionais).
Severidade Exagerada – Principalmente em funções de mando perdendo o controle emocional. Penalidade aplicada com muita incoerência aos erros sobre aqueles que exerça alguma autoridade. Ex.: Geralmente advindo de pessoas perfeccionistas.
Rispidez e maus tratos – Para com os que convivem seja no meio social, profissional ou familiar. Ex. Pais que agridem os filhos quando estes não atendem as suas necessidades.
Incompreensão nas infrações de alguém – condenando-a a julgamentos depreciativos. Ex. Humilhando-as perante os outros, chefes/pais/autoridades ex.casos policiais diversos na TV.
Prazer de denegrir as pessoas, evidenciando seus defeitos. Ex. é comum vermos pessoas chamar atenção de outras na frente de todos – maridos no mercado, em reuniões sociais, pais que o fazem com os filhos, patrões com seus empregados.

Perdão
Com tantas pontuações do autor chegamos à conclusão que a prática do perdão é algo que precisa ser trabalhado imediatamente quando o indivíduo se identifica como sendo intolerante.

Joanna de Angelis
O indivíduo que se perdoa tem mais facilidade para perdoar o próximo, trabalha a aceitação, as diferenças e cresce.

Na psicologia profunda
Sabemos que o ser que têm uma intolerância doentia aponta um sintoma evidente de que algo muito sério precisa ser corrigido dentro de sua própria psique.
Quando se vai fundo ao problema descobrem-se frustrações advindas de passado mal resolvido em questões de ordem familiar muitas vezes ainda na infância.
Ainda na psicologia pessoas extremamente intolerantes escondem em sua rigidez insegurança e fraqueza íntima.     

Impaciência
O autor aponta o indivíduo impaciente como sendo o ser tipicamente nervoso e apressado, e ainda trás alguns aspectos bem típicos deste tipo de defeito:
Inconformação – não aceitação do  desejo que não realizou.
Precipitação – acaba metendo os pés pelas mãos e dá tudo errado.
Inquietação – Não sabe aguardar
Agitação – desespero pelas frustrações sofridas.
Sofreguidão – ansiedade por algo que tanto quer
Impertinência – teimosia, intranquilidade.
Pressa – Irritação – Aborrecimento por não ter realizado seus desejos.

Nem tudo o que desejamos possuir somos merecedores ou estamos preparados para ter...
A D.Espírita é bastante clara quando nos educa para que tenhamos compreensão, paciência, tolerância e aceitação.
O E.S.E. é um ótimo livro de autoajuda, pois nos mostra que tudo o que passamos é para nossa evolução e aprendizado.

Ermance Dufaux
Não poderíamos deixar de citar o livro de Ermance “Reforma Íntima sem Martírios” como sendo um alavancar de alma e retirar de véus quando nos aponta com tanta sabedoria as tantas virtudes que ainda haveremos de alcançar.
Nosso trabalho árduo, mas individual.
Ninguém cresce sem esforço próprio.
Ainda não há quem esteja em total estado de perfeição neste planeta.

Mas para tal há de se começar e para tanto vamos nos olhar mais, apontar as virtudes de nossos irmãos, se houver alguém a nos apontar defeitos deste ou daquele que seja eu a ressaltar-lhe as qualidades...
... já é hora de acabarmos com pontuações negativas sobre nossos irmãos! Que eu pare de julgar, que eu tenha mais complacência, coerência, paciência e tolerância para que também eu receba de meus tantos companheiros de jornada bons apontamentos e mais ainda boas energias que serão emanadas juntamente com os tantos irmãos de luz que estarão a nos estimular ao amor maior!  

Muito obrigada por sua atenção.
Paz e Luz à todos!

Um comentário:

  1. Que benção encontrar esse blog. Parabéns por reunir aqui tantos ensinamentos de amor! Gratidão!

    ResponderExcluir