AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Palestra: Calamidades

Falaremos hoje sobre Calamidades, trata-se de um tema bastante atual e tem como principais  fontes de consulta o L .E. – Lei da Destruição e o Livro Após a Tempestade / Divaldo P.Franco
Introdutório
Uma das coisas que aprendemos desde cedo e já está intrínseco dentro do homem é que Deus existe e é o grande Criador, a causa primária de todas as coisas, criou o Universo onde existem muitos planetas e estrelas que movimentam-se harmoniosamente. O E.S.E. no cap. III “Há muitas moradas na casa de meu pai” os amigos da espiritualidade nos afirmam que não estamos sozinhos no Universo. Além da Terra, o Sol, as estrelas existem muitos outros planetas e mundos que nossos olhos não conseguem alcançar tamanha é a magnificiência de Deus. A Terra entretanto é uma destas tantas moradas de Deus. E se passamos por dificuldades é porque a Terra é ainda um mundo de Provas e Expiações onde os habitantes ainda têm muitos débitos à resgatarem perante às Leis Divinas.
As leis
Para que tudo possa estar em plena harmonia, homens precisam seguir algumas normas que chamamos de leis. A D.E. explica que as leis dos homens são mutáveis e diferentes de um lugar para o outro mas as Leis de Deus são imutáveis e procura sempre a perfeição de todas as coisas.
Como ainda somos espíritos em evolução e ainda não atingimos a perfeição ainda infringimos as leis de Deus e, como para toda causa há um efeito, sofremos dificuldades por nossa própria desobediência.
Após entendermos que para toda causa há um efeito, fica mais fácil compreendermos o porque de tanto sofrimento entre os homens.
Calamidades
Fica muito difícil para aqueles, que somente enxergam o materialismo, entender o porque de certos acontecimentos na Terra envolvendo tantas mortes.
O Espiritismo explica que trata-se de um resgate coletivo que envolve a correção de um grupo de espíritos que, em alguma outra encarnação, cometeu atos semelhantes e muitas vezes em conjunto de descumprimento da Lei Divina e que, portanto, para terem a consciência tranqüila precisam sanar o débito. O plano espiritual têm todo o trabalho para reunir o grupo de modo a reajustarem-se e impulsionar o seu progresso.
(*)No livro Cartas e Crônicas de Humberto de Campos psicografado por Chico Xavier há uma narrativa explicando a tragédia ocorrida no dia 17/12/1961 em Niterói  quando um incêndio destruiu o Gran-Circo Americano onde 70% da platéia eram crianças. No livro, Humberto de Campos, explica que todos os que estiveram envolvidos naquele episódio eram os mesmos personagens que no ano de 177, queimaram cerca de mil crianças e mulheres cristãs numa arena de um circo na Gália/França. E para o devido reajuste com a Lei de Causa e efeito foram convocados ao devido resgate.

Outra informação importante no que diz respeito às calamidades vem justamente da ciência que já nos provou que a Terra sofre, vez ou outra, alguns ajustes por este motivo ocorrem os terremotos, maremotos, e tantos outros cataclismas envolvendo tantos desencarnes.

No livro “Após a Tempestade de Joana de Angelis , psicografado por Divaldo P. Franco” a autora espiritual informa que a Terra é visitada com freqüência por cataclismas que fazem parte das adaptações da Terra no seu trânsito de mundo expiatório para regenerador. E ainda esclarece que esses flagelos, aparentemente destruidores, removem pesadas cargas psíquicas existentes na atmosfera.

A espiritualidade aproveita-se destes ciclos da terra  fazendo valer o resgate coletivo. Lembrando que; “nada acontece por acaso”...

(*)No livro Chico Xavier pede Licença no cap. 19 intitulado “Desencarnações Coletivas”, em reunião pública realizada na noite de 22/08/1972 ele responde a seguinte pergunta:
Sendo Deus a Bondade Infinita, porque permite a morte aflitiva de tantas pessoas enclausuradas e indefesas, como nos casos de incendios?
Realmente reconhecemos em Deus o Perfeito Amor aliada à Justiça Perfeita. E o Homem, filho de deus, crescendo em amor, traz consigo o sentimento de Justiça, convertendo-se, em razão disso, em qualquer situação, no mais severo julgador de si próprio. Quando retornamos da Terra para o Mundo Espiritual, conscientizados nas responsabilidades próprias, operamos o levantamento dos nossos débitos passados e rogamos os meios precisos a fim de resgatá-los devidamente. É assim que, muitas vezes, renascemos no Planeta em grupos compromissados para a redenção múltipla.
Consciência do homem
Um  lado positivo nisto  tudo, que não podemos deixar de citar, é que diante de flagelos destruidores o homem também têm uma imensa oportunidade de exercitar a inteligência, mostrar a paciência , resignação e a fé e, Deus, ao mesmo tempo permite ao homem desenvolver os sentimentos de abnegação , de desinteresse próprio e de amor ao próximo diante de fatos como os que vimos no Haiti. E vemos que todas as nações se unem em um só ideal, auxiliar.
Destruição necessária e destruição abusiva
No L.E. parte III cap.6 entitulado Lei da Destruição os espíritos nos explicam que o que chamamos de destruição não é mais que a transformação, cujo objetivo é a renovação e o melhoramento dos seres vivos. Observamos isto muito facilmente nos ciclos da cadeia alimentar onde o objetivo é o equilíbrio na reprodução e na alimentação.
Mas explicam também que os serem têm instinto de conservação para que não ocorra destruição antes do tempo.

(*)A Lenda da Águia, nos dá um exemplo disto, que ao completar quarenta anos de idade ficam com as garras flexíveis e não mais conseguem segurar as presas. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito.As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil!
Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.

Até então falamos da destruição necessária à transformação. Mas encontramos problemas no abuso e falta de limite dos homens, que deixa-se dominar pelos maus instintos fazendo mau uso do livre arbítrio.

E o L.E. nos dá alguns exemplos de Destruição desnecessária, causada pelo próprio homem:
Guerras – Infelizmente ainda o que leva o homem às guerra é a satisfação das paixões negativas como fanatismos religiosos, necessidade de poder e a predominância da natureza animal sobre a espiritual.
Assassinatos, Duelos, Crueldades - Não devemos apontar o dedo para ninguém e dizer que este ou aquele é culpado mas Deus sim é justo e julga mais a intenção do que o fato e todos responderão pelos atos cometidos.

Quando os homens compreenderem a verdadeira justiça e praticarem a lei de Deus, todos os povos serão irmãos e não mais praticarão destruições desnecessárias.

No Livro “Após a Tempestade” de Joana de Angelis , psicografado por Divaldo Pereira Campos a autora diz que infelizmente, por onde passam o homem e a civilização ficam os sinais danosos de sua jornada, muitas vezes em forma de destruição e morte. E que quando o homem aliar sua inteligência a um verdadeiro sentimento de amor ele irá transformar essa realidade.

Precisamos nos unir imediatamente para , mais rapidamente, conseguirmos alavancar a nossa Terra para um mundo regenerado.

Quando vemos notícias de que as Nações estão se unindo em busca de uma solução para o Aquecimento Global, entendemos que já esteja havendo um processo bastante relevante no que diz respeito à maior conscientização de que precisamos nos unir para resolver nossos problemas.

Não é novidade para nenhum de nós que nosso planeta está mais quente... (ontem mesmo eu quase derreti na fila do banco) kkkk

Infelizmente o homem, não cuidou do que é seu, e agora está sofrendo suas conseqüências.

A D.E. também esclarece que Deus nos oferece tudo aquilo que precisamos para levarmos nossa vida, tanto no que diz respeito as coisas materiais como as espirituais.

Mas o homem por ganância, cuida de se exceder em tudo... sem se preocupar com o outro... Países, interessados em crescer e alavancar sua riqueza lançam grandes quantidades de combustíveis fósseis (gasolina, diesel, etc) na atmosfera levando ao efeito estufa, que dificulta a dispersão do calor. O desmatamento também é um fator relevante que também preocupam as nações.
Hoje já existem frentes mundiais trabalhando em prol de melhorarem a condição do planeta. Países se reuniram em 2005 (Kyoto), em 2007 em (Bali) e recentemente em (Copenhague). Ainda existem conflitos de interesses entre os países ricos, principalmente EUA e União Européia, e os que ainda estão em processo de desenvolvimento como BR, Índia, China e África do Sul . Mas um documento, foi elaborado visado a redução de gases poluentes em até 80% até o ano de 2050. Todos deverão investir em meio ambiente e enviar relatórios para comunidades internacionais.
Todos nós sabemos que o aquecimento Global trás profundos desastres ambientais como descongelamento das geleiras, transformar florestas em desertos, diminuição na produção de alimentos, morte de várias espécies de animais entre outras.

Por este motivo cabe a cada um de nós também fazermos um pouco para ajudar nosso planeta azul.
Como podemos ajudar :
- Diminuir o uso de combustíveis poluentes e utilizarmos os biocombustíveis como biodiesel e etanol. – Regular automóveis constantemente. – Indústrias devem instalar sistemas de controle de emissão de gases. – Ampliar a geração de energia através de fontes como hidrelétrica, solar, eólica etc. – Utilizarmos mais o transporte coletivo ou bicicleta. – Reciclarmos o lixo. – Usar o máximo da iluminação natural onde quer que estejamos. – Efetuar plantio de mais árvores. Etc.

Sabemos que a hora é agora, como diz na Gênesi “Os tempos são chegados”....

...e eu digo a todos vocês que está na hora de unir nossos esforços o quanto antes.

Façamos a nossa parte, e tentemos aplicar o maior de todos os mandamentos  
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo"!

Paz e Luz,
Silmara Garcia

Colaboraram com material doutrinário:
Valter Severino/CENLCAL  e
Claudia Martinez/CENLCAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário