AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Palestra: O que torna o ser humano infeliz?

Uma das coisas que o homem busca incessantemente desde os primórdios, é a receita para a felicidade. Se entrarmos em uma livraria vamos observar que existem um número imenso de livros em torno do tema felicidade. Na internet curiosamente pesquisamos e observamos que têm mais de 2 milhões de títulos sobre felicidade.



E o Evangelho Segundo o Espiritismo nos esclarece que a felicidade e infelicidade depende exclusivamente do próprio homem. E por estarmos em um planeta de provas e expiações as dificuldades são muitas, mas podemos garantir a nossa felicidade amenizando males à nossa volta e sermos tão felizes quanto se pode ser neste lindo planeta que passa por um processo de regeneração.



(1)O homem é instrumento de sua própria infelicidade e parece esquecer-se da mensagem de amor deixada por Jesus. E o mais profundo de todos os mandamentos que é “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”



Praticando a lei de Deus  evitamos aborrecimentos porque a infelicidade que passamos é fruto de nossos próprios erros.



Quando o homem desvia do caminho do bem e do amor tem como conseqüência dores e lágrimas.



(2)O homem na vida material vive de excessos e acredita que quanto mais coisas ele possuir mais feliz ele será. Esta sempre colocando metas em sua vida que são inatingíveis. Vivemos um momento onde a mídia, influencia o homem e o motiva a consumir e  vemos que pessoas compram coisas que se quer utilizam. A publicidade constante sugere o tempo todo que a felicidade está em torno de possuir “um carrão” , “o celular do último tipo”, “a maior TV de plasma existente”, .... E vamos vivendo de uma forma viciosa onde o TER É MAIS IMPORTANTE DO QUE O SER.



É claro senhores, que vivemos em um mundo material e necessitamos de coisas materiais. Mas ter o necessário para viver em paz e tranqüilo. O que torna o homem infeliz é a busca incessante por todo tipo de excesso.



(3)O homem tem frequentemente deixado a família de lado porque necessita trabalhar cada vez mais para suprir/pagar aquilo que têm adquirido. E crê estar certo disto, o importante é acompanhar o “alto padrão” que a sociedade impõe. E muito frequentemente se frustra porque coisas materiais são perecíveis e ele estará sempre na busca do novo, do último tipo... Vendo-se em dificuldade para acompanhar o “alto padrão” imposto por sua sociedade materialista torna-se infeliz.



(4)O homem pobre crê ser o rico mais feliz mas a Doutrina Espírita nos esclarece ser os dons da fortuna uma prova mais perigosa do que a miséria. E desde quando ter dinheiro significa ser feliz? Já é tempo de mudarmos nossos  pensamentos e vivermos de forma mais simples.

 

E existem inúmeras evidências de que a riqueza não é fonte de felicidade. Todos os dias presenciamos situações que atingem tanto o rico quanto o pobre.



A condição financeira de alguém também depende  de quem a vê; o homem que recebia como salário mensal 20 mil reais e passa a receber 10 mil reais se crê infeliz mas para aquele outro que recebia apenas um salário mínimo 10 mil reais é para ele uma fortuna.


Precisamos olhar mais com mais freqüência para baixo do que para cima ou nossos interesses materiais serão sempre maiores do que realmente necessitamos e temos condições de adquirir. E está aí uma das grandes causas da infelicidade do homem.



(5)A fim de suprir suas necessidades materiais cabe ao homem trabalhar mas sabemos que todo homem nasce com e uma aptidão natural/uma vocação e muitas vezes a vaidade, orgulho e a avareza ou mesmo, crendo que estão fazendo um bem para seus filhos, os próprios pais estimulam os filhos a seguirem caminhos profissionais diferentes do que os filhos realmente gostariam ou têm aptidão (porque dá mais “dinheiro”, “status”) e na maioria das vezes tornam-se maus profissionais levando-os a frustração.



Antigamente era importante para as famílias, que tinham muitos filhos, ter um filho doutor, um filho padre e as filhas deveriam saber cuidar de um lar – estudo não era tão importante. Já ouvi e li algumas histórias de pessoas que se sentiam frustradas por terem seguido caminhos diferentes dos que realmente gostariam... Um padre que largou a batina e casou-se tão logo sua mãe desencarnou, uma senhora que voltou a estudar aos 80 anos a fim de formar-se professora, um médico que se tornou um famoso “Chefe de cozinha” e outros casos curiosos de pessoas que conseguiram realizar-se após meia idade depois que deixaram seus empregos, suas antigas funções justamente para agarrarem-se à suas reais aptidões.



Recentemente um livro que foi recorde de vendas foi “O Monge e o Executivo do autor americano James Hunter” que retrata a vida de um executivo que vive uma experiência interessante em um mosteiro a fim de auto-descobrir-se.



André Luiz no livro “Sinal Verde” insere um capítulo inteiro sobre felicidade e nos da dicas simples e construtivas. Uma mensagem que eu guardo comigo deste singelo livro é a seguinte:



“Quando o céu estiver em cinza,a derramar-se em chuva, medite na colheita farta que chegará do campo e na beleza das flores que surgirão do jardim”



Não importa o que venha acontecendo em nossas vidas, o quanto erramos e o quanto gostaríamos de fazer e acontecer!!!! O momento atual é propício para auto-conhecermos e descobrirmos dentro de nós o que realmente poderíamos melhorar e aprimorar a fim de atingirmos a felicidade. E não esquecermos nunca do grande exemplo da humanidade que foi Jesus que foi um grande vencedor e sua mensagem perdura até os dias de hoje.



(6)Há pessoas que ao perderem seus empregos ficam privadas de todos os recursos não vê senão a morte como saída justamente por desconhecerem a Lei Divina que garante à todos os homens a possibilidade de manutenção de sua vida. O que ocorre é que o homem que tinha um cargo “X” ou “Y” em uma empresa, por ORGULHO não quer sujeitar-se a trabalhar em funções diferentes que para ele seria grande humilhação.



É evidente que a sociedade em que vivemos têm inúmeros preconceitos pelos quais não devemos nos deixar dominar. Lembrando que em uma sociedade organizada segundo a lei do Cristo ninguém deve morrer de fome, Se o homem amasse verdadeiramente seu próximo como ele próprio ele jamais deixaria faltar nada para quem quer que seja... Mas não sejamos hipócritas a ponto de dizer que isto já é possível mas sejamos sim realistas e comecemos nós a fazer a nossa parte... Uma pequena vela é capaz de iluminar a escuridão, plantemos nossa sementinha - certos de que um dia muitas flores haverão de enfeitar nossos caminhos e de outros tantos homens...



(7)Se hoje temos uma visão de que há mais homens sofredores do que homens felizes é justamente porque ainda há grande ausência do bem e do amor. No L.E. ,há um importante ensinamento dos amigos espirituais quando dizem que as torturas da alma são justamente as mazelas que homem carrega consigo como orgulho, avareza, inveja, ciúme e todas as paixões negativas que atingem à todos em menor ou maior proporção.



Gosto muito da frase do filósofo Platão:
 “A maior vitória do homem é vencer a si mesmo”

E se antigamente não havia muita preocupação em auto-conhecer-se hoje já temos dezenas de livros justamente sobre auto-ajuda. Mas a Doutrina Espírita, através do próprio Evangelho Segundo o Espiritismo nos oferece uma fonte inesgotável de sugestões para a construção de um mundo de paz e fraternidade que restabelece o ensino do evangelho de Jesus (traduz as difíceis parábola/máximas para nossa linguagem).



Mas a felicidade trata-se de é uma conquista pessoal, e aquele que não vê felicidade senão na satisfação do orgulho e das paixões torna-se infeliz quando não tem o que almeja, ao passo que aquele que nada pede de supérfluo é feliz.



Em resumo, se o homem procurar se conhecer,  seguir a vida de forma regrada eliminando paulatinamente seus vícios e viver sem excessos certamente estará no caminho certo para a felicidade tão almejada.



E jamais devemos nos esquecer que estamos em freqüente aprendizado e evolução e de que a maior felicidade de todos nós espíritas é a certeza de que somos seres imortais e que estaremos todos juntos em mundos felizes onde a dor e a maldade não mais existe.



Fonte: L.E. Q.920-933 



Muita paz a todos!
Silmara Garcia



Nenhum comentário:

Postar um comentário