AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Palestra: Universo e Evolução

Uma das coisas mais fantásticas da vida é de como o Universo repleto de planetas e estrelas  movimentam-se harmoniosamente. Mas sabemos que existe uma energia maior que o Espiritismo chama de Fluido Cósmico Universal – que é o plasma divino, luz/hausto do Criador é o princípio material universo, do qual se derivam todas as coisas materiais mediante alterações e combinações ainda insondáveis. (formado de energia de matéria sutil, etéria, imponderável e imperceptível aos olhos humanos) .
UNIVERSO:
É formado de três elementos básicos, Deus, Espírito e Matéria.
HOMEM:
Constituído também de três elementos, Espírito, Períspirito e Corpo Físico (matéria).
*Espírito: Seres inteligentes da criação que povoam o universo.
*Perispírito: Laço que une o Espírito à Matéria que é retirada do Fluido Universal. O perispírito é tão eterizado que o espírito não poderia atuar sobre a matéria sem o fluido vital.
*Matéria: Lembrando que toda Matéria é derivadas do fluido universal apresentam-se nos estados sólido, líquido, gasoso e no estado fluídico, também chamado de fluido espiritual (sensível ao poder do pensamento e da vontade dos Espíritos).
Os planetas e tudo o que neles existe de material tem sua origem no mesmo principio cósmico universal, não há o vazio absoluto; onde quer que exista um espaço desocupado, há ali energias em estado físico não visível aos olhos humanos.

Albert Einstein
“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada”.

FLUIDOS:
Denomina-se fluidos as emanações energéticas trabalhadas em um processo orgânico ou perispiritual. (água fluidificada)
ENERGIAS:
São as emanações, no campo vibratório, derivadas de atividades do pensamento ou de fenômenos vibratórios (Ex: Luz Solar, Pensamentos, etc.).
A Física moderna já chegou à conclusão de que tudo aquilo que existe no universo inclusive o homem é feito de uma mesma e ainda substância, a ENERGIA, que se manifesta de infinitas maneiras, com níveis de condensação.

Em toda emoção, em todo sentimento afetivo, impulso de amor, ódio, prazer, etc, existe uma energia. Não existem idéias isoladas, representações puras. Toda idéia contém em si uma força.

SERES DA TERRA
São todos os corpos, minerais, vegetais, animados ou inanimados, sólidos, líquidos ou gasosos e dividem-se em dois grupos; Orgânicos e Inorgânicos
SERES INORGÂNICOS
São todos aqueles que não possuem vitalidade, nem movimentos próprios, sendo formados apenas pela agregação da matéria: os minerais, a água, o ar, etc... . A partir das transformações do Fluido Universal surgem os elementos materiais que, sob determinadas condições e circunstâncias, vão propiciar a formação dos corpos no mundo material. Eles compõem os elementos encontrados na Natureza e classificados pela Química na Tabela Periódica dos Elementos.
SERES ORGÂNICOS
Os seres orgânicos são os que trazem em si mesmos uma fonte de atividade íntima que lhes dá a vida: nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. São providos de órgãos especiais para a realização dos diferentes atos da vida e apropriados às necessidades da própria conservação. Compreendem os homens, os animais e as plantas.
A única diferença entre os seres é que os Orgânicos recebem o " princípio vital " que se une à matéria inorgânica, animalizando-a.Dando vida.
PRINCÍPIO VITAL
O princípio vital é a força motriz dos corpos orgânicos é a centelha divina criadora da vida. É um dos elementos necessários à constituição do universo e é o mesmo para todos os seres orgânicos, porém, modificado segundo as espécies.
VIDA
Se processa à partir da animalização da matéria/união com o Princípio Vital. Ao mesmo tempo que o princípio vital atua sobre a matéria e por ela se deixa viabilizar, a matéria, por sua vez, também assimila e reage sobre este; ambos repercutem magneticamente um sobre o outro, em igualdade de sintonia e intensidade.
MORTE
A causa da morte nos seres orgânicos é a exaustão dos órgãos. Isto ocorre quando a relação entre o princípio vital e a matéria se quebra, cessando a harmonia. O que determina a morte física é a morte   cerebral mas o desligamento total da matéria e  perispírito se processa mais lentamente. Rãzão pela qual o Espiritismo recomenda aguardo de 72 horas para cremação do corpo.
INSTINTO E INTELIGÊNCIA
Ao classificar os seres, segundo o grau de evolução, podemos fazer a seguinte distinção:
1 - Os seres inanimados, formados somente de matéria, sem vitalidade nem inteligência: são os corpos brutos;
2 - Os seres animados não-pensantes, formados de matéria e dotados de vitalidade, mas desprovidos de inteligência; (plantas)
3 - Os seres animados pensantes, formados de matéria, dotados de vitalidade, e tendo ainda um princípio inteligente que os leva a pensar.
INSTINTO:
No primeiro caso, os corpos brutos não possuem nenhuma manifestação de vitalidade ou de inteligência. Caracterizam-se pela inércia.
No segundo, os seres vivos, embora não considerados seres inteligentes, já manifestaram um início de inteligência ainda rudimentar, que seria o instinto. Pode-se afirmar, com efeito, que o instinto é uma inteligência não racional; é por ele que todos os seres provêm às sua necessidades.
É difícil assinalar onde acaba um e começa o outro, porque eles frequentemente se confundem; mas podemos muito bem distinguir os atos que pertencem ao instinto dos que pertencem à inteligência :
o instinto compreende um conjunto de atos involuntários e inconscientes. Todo ato maquinal é instintivo, enquanto inteligência revela-se por atos voluntários, refletidos e premeditados, segundo as circunstâncias. Já os atos intintivos não são refletidos nem premeditados. Quando o homem anda, o faz instintivamente sem refletir nos seus próprios passos, mas desvia ao precisar transpor um obstáculo quando precisa diminuir ou acelerar seu passo, etc... O impulso involuntário do movimento é o ato instintivo, enquanto que a direção calculada do movimento vem a ser o ato inteligente.
INTELIGÊNCIA:
A inteligência é uma faculdade especial, própria de certas classes de seres orgânicos, aos quais dá, com o pensamento, a vontade de agir, a consciência de sua existência e de sua individualidade, assim como os meios de estabelecer relações com o mundo exterior e de prover suas necessidades . Efetivamente, somente os Espíritos enquanto individualizações podem ser considerados seres inteligentes na criação, pois podem conhecer e refletir sobre o mundo exterior em que vivem, e possuem, sobretudo, consciência de si mesmos, de sua existência e de sua individualidade. É assim que a Biologia denomina o homem como "sapiens sapiens", ou seja, o ser que sabe que sabe, que reflexiona a inteligência sobre si mesma. Com efeito, a consciência lhe confere o atributo da vontade e da liberdade, o que o difere especificamente dos outros seres naturais do mesmo gênero.
(Fonte Livro dos Espíritos: Questões 60-75)
Muito obrigada por sua atenção.
Paz e Luz à todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário