AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

terça-feira, 18 de maio de 2010

EVOLUÇÃO DOS ESPÍRITOS

É fundamental para compreendermos este estudo entendermos que Deus, sendo a causa primária de todas as coisas, criou todos os Espíritos simples e ignorantes não fez nenhuma distinção entre eles.Cada Espírito é uma individualidade e cabe a cada um desenvolver-se a fim de adquirir experiências positivas para que possa evoluir. Lembrando que efetivamente somos todos seres Espirituais envoltos temporariamente desta matéria mais densa e não o contrário.

Do átomo ao arcanjo(“...)”, somos todos espíritos a caminho da Luz, já dizia Emmanuel...

Passamos por todos os reinos até nos tornarmos seres humanos. Do mineral ao hominal.
A vida na Terra é sempre uma oportunidade, uma nova chance de acertar e evoluir. A escolha nos pertence. Logo, as conseqüências, sejam elas quais forem, serão sempre resultado de nossas próprias ações. “A cada um segundo suas obras”, disse Jesus.

Ex.: Imaginemos que os Espíritos são tais quais crianças que iniciam seu aprendizado e algumas são mais ou menos aplicadas. Às menos dedicadas, na idade escolar, terão mais dificuldade no aprendizado. O mesmo ocorre com os Espíritos a aqueles que evoluem mais rápido conforme se aplicam nas experiências e as aproveitam ou não.

No L.E. encontramos A Classificação dos Espíritos elaborada por Allan Kardec juntamente com os amigos espirituais e é baseada de acordo com o grau de progresso, as qualidades adquiridas e todas as imperfeições a serem despojadas. A.Kardec afirma que tal classificação apresenta um caráter marcante no seu conjunto e não devemos considerar como absoluta (...) As expressões utilizadas para classificação foram elaboradas de tal forma que pudéssemos compreender.

Portanto Allan Kardec, com a ajuda dos Espíritos, classificou o grau de superioridade ou inferioridade dos Espíritos para que possamos não somente compreender sua escala como também identificar o que devemos fazer para chegarmos à perfeição. (...)

Progressão dos Espíritos
Encontramos no L.E. algumas questões que A.Kardec fez aos amigos da Espiritualidade que esclarece nossas dúvidas a respeito da progressão dos Espíritos. Quando afirmam que nenhum Espírito é mau ou bom por natureza e sim passam de uma ordem inferior para uma ordem superior segundo seu próprio mérito. Afirmam que todos foram criados por Deus simples e ignorantes. A cada um cabe a missão de evoluir, aprender incessantemente a fim de atingir a perfeição e a felicidade.

Ex.: Vamos imaginar dois empresários na mesma condição financeira, com o mesmo número de empregados o Empresário um trata a todos com respeito, paga de acordo com o trabalho de cada um enquanto o outro ganancioso, explora seus empregados, paga mal para que lhe sobre mais e coloca todos seus interesses egoístas fugindo totalmente à lei do amor e caridade... Embora ambos, aparentemente na mesma condição, uma age bem condizente às leis Morais e o outro de forma equivocada.

Apesar de nossos equívocos não há entretanto Espíritos que permanecem perpetuamente no mal, em estados inferiores, todos, sem exceção tornar-se-ão perfeitos um dia. Os mais rebeldes, mais lentamente, Deus, como um pai justo e misericordioso não pode banir ou condenar eternamente seus filhos. (...)
Depende, portanto de cada Espírito alcançar mais ou menos rapidamente o seu progresso.Tal qual uma criança submetendo-se às ordens de seus pais a fim de alcançarem à instrução e aprendizado.

Uma dúvida que sempre permeia entre nós é se há possibilidade de alguém regredir ao invés de evoluir. Mas os Espíritos são claros  e afirmam que o Espírito equivocado pode manter-se estacionário, mas jamais ele retroagirá.

Outro questionamento bastante comum é se todos os Espíritos deverão passar pelo mal para alcançar o bem.Vamos aqui lembrar que o mal é a ausência do bem – os homens tomados por ações equivocadas é que o praticam.

Os Espíritos afirmam que todos nós passaremos pela ignorância mas tornar-se mal ou bom depende exclusivamente de cada um. Daí a diferença entre os que evoluem mais ou menos rapidamente.

Gostaríamos de ilustrar nossa exposição com uma fábula entitulada:   O Monge e o Escorpião
Monge e discípulos iam por uma estrada e, qdo passavam por uma ponte, viram um escorpião sendo arrastado pelas águas. O monge correu pela margem do rio, meteu-se na água e tomou o bichinho na mão. qdo o trazia para fora, o bichinho o picou e, devido a dor, o monge deixou-o cair novamente no rio. Foi então à margem tomou um ramo de árvore, adiantou-se outra vez a correr pela margem, entrou no rio, colheu o escorpião e o salvou. Voltou o monge e juntou-se aos discípulos na estrada. Eles haviam assistido à cena e o receberam perplexos e penalizados.
“Mestre deve estar doendo muito! Porque foi salvar esse bicho ruim e venenoso? que se afogasse! Seria um a menos! Veja como ele respondeu à sua ajuda! Picou a mão que o salvara! Não merecia sua compaixão!” O monge ouviu tranqüilamente os comentários e respondeu: “Ele agiu conforme sua natureza, e eu de acordo com a minha.” (Anônimo)

A fábula do Monge serve apenas para esclarecer-nos que não é porque este ou aquele ser é aparentemente mal que eu não deva estender-lhe a mão e fazer-lhe o bem. Como espíritas sabemos que muitos estão ainda equivocados perante as leis de amor e caridade. Cabe a nós, que temos um pouco mais de conhecimento, exercitar sempre nosso amor a exemplo de Jesus.

Quantas vezes uma atitude positiva no bem liberta o ser do equívoco e o transforma? Ex. Família Ota. Marido e mulher que tiveram seu filho brutalmenta assassinado, por um civil e dois militares,  após um sequestro! Atualmente, senhor Ota dirige uma fundação que se dedica a ajudar, além de crianças carentes, criminosos condenados. Pelo menos duas vezes por mês, ele visita o presídio militar Romão Gomes levando sementes e implementos agrícolas. Dois dos assassinos de Ives, os ex-PMs, estão presos lá.

Nós tomados pelo ódio, raiva, muitas vezes, por algo pequeno que nos fazem não esquecemos, não perdoamos... Isto nos faz mal...

Anjos e Demônios
Quem de nós já não ouviu a expressão: “aquela senhora é um anjo”... ou mesmo “aquele menino parece um demoninho”...
Estas frases populares servem para diferenciar a boa da má pessoa. Será que é assim?
Quando estudamos a Doutrina Espírita aprendemos que os Anjos, Arcanjos e Serafins são espíritos puros , os que se acham no mais alto grau da escala e reúnem todas as perfeições
Aprendemos ainda que Demônios são igualmente espíritos em estado de evolução. Se nos aprofundarmos em nosso estudo vamos obter no Livro Céu e Inferno do Pentateuco de Allan Kardec na questão nr. 20 a seguinte explicação:
“Segundo o Espiritismo, nem os anjos nem os demônios são seres à parte, todos são criações de Deus e todos são perfectíveis. Ou seja, mais dia menos dia alcançarão à perfeição.
O Espiritismo não se utiliza do nome demônio para qualificar o espírito de inferior, pois sabe que trás idéia de um ser distinto da humanidade de uma natureza perversa, voltados para o mal pela eternidade e incapazes de progredirem no bem.”
Infelizmente algumas crenças antigas alimentaram a idéia de um “satanás” que para nós espíritas não passa de uma alegoria.
Obs.: No L.E. encontramos ainda um adendo de A.Kardec a seguir: Primitivamente tanto a palavra Anjo do latim Ângelus = mensageiro como a palavras Demônio do grego, Daimon ou Gênio significavam apenas um ser espiritual (um espírito), o qual podia ser bom ou mau (ex.: anjo bom, anjo mau; o daimon de Sócrates).

Escala Espírita
Entretanto, A.Kardec, juntamente com Espíritos classificaram os Espíritos de acordo com seu grau de adiantamento. A saber:

Terceira Ordem = Espíritos Imperfeitos, que têm predominância da matéria sobre o espírito. Propensão ao mal, ignorância, orgulho, egoísmo e todas as más paixões que lhes são conseqüências.

Segunda ordem (objeto de nosso estudo) = Bons Espíritos, que têm predominância do espírito sobre a matéria. Desejo do bem, felizes pelo bem que fazem e pelo mal que impedem. Não têm más paixões mas ainda estão sujeitos às provas.
Os mais avançados reúnem saber ás qualidades morais. Compreendem que Deus é infinito e já desfrutam da felicidade dos bons. O amor que os une é fonte de bondade que não se altera pelas más paixões próprias de Espíritos imperfeitos.
Como Espíritos suscitam bons pensamentos, desviam os homens do caminho do mal. Quando encarnados, são bons e benevolentes para com os semelhantes. Não os move, nem o orgulho, nem o egoísmo, nem a ambição. Não experimentam ódio , rancor, inveja ou ciúme e fazem o bem pelo bem.A esta ordem são vulgarmente conhecidos como gênios bons, gênios protetores ou Espíritos do bem.

Pode-se classifica-los em quatro grupos principais:
Quinta-classe: Espíritos Benevolentes – Sua qualidade dominante é a bondade. Alegram-se em prestar serviço aos homens e protege-los, mas seu saber é limitado. Tem maior progresso moral do que intelectual.
Quarta-classe; Espíritos Sábios – São os que se distinguem, principalmente, pela extensão dos seus conhecimentos. Dedicam-se mais à ciência e não se misturam com nenhuma das paixões que são próprias de Espíritos Imperfeitos.
Terceira-classe; Espíritos de Sabedoria – Caracterizam-se pelas qualidades morais de natureza mais elevada. São dotados de capacidade elevada que lhes possibilita um julgamento sadio sobre as coisas e os homens.
Segunda-classe; Espíritos Superiores – Reúnem a ciência, a sabedoria e a bondade. Sua linguagem revela senão benevolência é elevada e nobre.

À respeito destes amigos Espirituais, gostaríamos de abrir um adendo e comentar que é comum perguntarem se nesta ou naquele local "recebem" Espíritos Superiores/Evoluídos. Podemos entender que um local sério trabalha sempre com o intuito de praticar a caridade, tanto quanto possível. Entender que Espíritos Evoluídos não se colocarão à disposição de locais onde o interesse é funesto. Jamais se prestariam a atender “consultas” a troco de interesses particulares. Portanto devemos nos prevenir quanto ao cuidado de onde estamos nos dirigindo... A importância maior para nossa evolução como Espíritos que somos não está em sabermos o que serei no futuro, se vou ter isto ou aquilo, se rica ou pobre... Muito cuidado, a evolução é particular! Se Deus o quisesse ele o permitiria e não seria necessário pagarmos por isto. Lembrando que caridade não deverá nunca ser cobrada...

Para ilustrar isto que comentamos temos uma trova de Herculano Pires bastante interessante à este respeito:
 "João da Vila quis saber se casaria, se seria pobre ou se rico e correndo foi na casa de Mãe Dita. Coisa séria! Lhe disse Mãe Dita pedindo logo uns bons trocados... João da Vila trabalhou, fez bom dinheiro e voltou bastante empolgado...Mãe Dita colocou cartas, pediu mais dinheiro, precisava fazer um trabalho ou João nada seria da vida... Preocupado, da Vila saiu na corrida... Logo voltou e mais uma vez Mãe Dita jogou e lhe avisou: O trabalho é demorado... Trás mais dinheiro João da Vila... "

Embora estejamos falando apenas da classificação dos Espíritos , este pequeno trecho de H.Pires nos alerta quanto às práticas equivocadas que, ainda encontramos, dão nome de “consulta espiritual” e tiram dinheiro de pessoas humildes e carentes de uma palavra. (...)

Primeira Ordem – Espíritos Puros
Primeira e única Classe – Não sofrem influência da matéria,Superioridade intelectual e moral absoluta em relação aos Espíritos das outras ordens.
Os Espíritos puros são aqueles que, chegados ao mais alto grau da perfeição, são designados às vezes sobre o nome de Anjos, Arcanjos ou Serafins.
O esplendor infinito que os envolve não os dispensa de ser úteis nas obras da Criação: as funções que devem preencher correspondem à extensão de suas faculdades.
Esses Espíritos são os ministros de Deus; sob suas ordens, regem os mundos inumeráveis; dirigem do alto os Espíritos e os humanos; estão ligados entre si por um amor sem limites.
Os Espíritos puros conservam sua personalidade, que apenas adquiriu a perfeição mais completa, no sentido de seu ponto de partida. Gozam de inalterável felicidade, visto que não estão sujeitos, nem às necessidades, nem às vicissitudes da vida material. Comandam a todos os Espíritos que lhe são inferiores, ajudam-nos a se aperfeiçoarem e lhes designam as suas missões.
Comunicam-se com os homens apenas se acham realmente necessário, sempre com fins edificantes.
Ex.: Jesus. (...)
Após este estudo aprendemos que todos nós seremos Espíritos Puros, mas o Espiritismo nos convida incessante a praticarmos o amor, a caridade e nos melhorarmos à cada dia para que este dia possa chegar o quanto antes. E é somente com nosso esforço que evoluiremos a ponto de alcançarmos à felicidade suprema de estar junto de nosso querido Pai e Criador que é DEUS!

Que a Paz do Mestre Jesus nos ilumine!
Muito Obrigada.

Fonte: L.E. Questões 103-131/Allan Kardec; Céu e Inferno Questão nr.20/Allan Kardec; Trovas/Herculano Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário