AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 26 de maio de 2010

FLUIDOS - Natureza e Propriedade Gênese XIV

Este é um dos temas mais fantásticos da Doutrina Espírita e para iniciarmos gostaríamos de lembrar que desde os primórdios o homem tenta desvendar o mistério do princípio da vida.
E o que hoje sabemos é que existem três elementos que conhecemos no nosso Universo:
- Deus, Espírito e a matéria.

Os homens mais céticos querem provar tudo, mas até hoje a única coisa que conseguiram foi provar a existência da matéria mais sólida.

Já dizia Sto Agostinho: “Felizes aqueles que crêem em Deus mesmo sem precisar tocar nele como um ser material.”

E no L.E. em sua pergunta nr. 1 tem O que é Deus? E os Espíritos responde que Deus é inteligencia suprema a causa primária de todas as coisas.
E os Espíritos são os seres inteligentes criados por Deus. Somos todos Espíritos imortais, hoje vivendo um corpo material.
Tudo o que circunda nosso meio é material. Fica fácil entender a matéria porque podemos enxergá-la e apalpá-la.

Mas o que intriga os cientistas até hoje é de como tudo se iniciou no Universo. O que os estudiosos conseguiram descobrir é que a terra tem uma idade em torno de 9 a 16 bilhões de anos e que existe a probabilidade de ter havido uma grande explosão em uma única massa corpórea dando origens as nebulosas, planetas e astros. A esta teoria os cientistas chamaram de “Big-bang”.

Mas foi no séc. XIX quando começaram as manifestações espíritas que levou novamente cientistas e pesquisadores de todas as partes do mundo a se interessarem novamente por descobrir “que força era aquela que impulsionava tais manifestações”.

Foi então através dos livros da codificação de Allan Kardec especificamente com o lançamento dos L.E. em 1857 que tivemos notícias reveladas pelos Espíritos de que a origem de todas as coisas materiais e espirituais tem como fonte o Fluido Universal e todos os elementos conhecidos seriam formas modificadas deste Fluido.

As diversas modificações dos Fluidos vão desde o imponderável até o material. Ou seja, o mesmo Fluido Universal na sua forma mais primitiva da origem a inumeráveis variedades de corpos da natureza.

A este elemento primitivo chamamos de Fluido Cósmico Universal cuja natureza é pouco conhecida mas sabemos que:

1.) Tem força, pois mantêm os planetas em perfeito movimento. (Os cientistas chamaram esta força de força gravitacional)
2.) Seu estado vai desde a forma mais etérea a mais sólida.
3.) Tem poder de transformar-se dando origem a grande variedade de corpos da natureza.
4.) Anima a matéria animal recebendo o nome de Fluido Vital (fluido da vida).
5.) É geradora de mundos coisas e organismos materiais.

Entendemos o Fluido Cósmico Universal como a forma primitiva do fluido, o Fluido Vital que anima o homem e temos ainda os Fluidos Espirituais...
Provenientes dos seres espirituais que vivem em uma Atmosfera Fluídica.
Tal atmosfera fluídica não é igual em todos os planos e mundos. Quando mais evoluído é o mundo menos denso é este fluído.

Obs.: Leon Denis em seu livro “No Invisível” relata que existe em cada ser espiritual encarnado ou não um foco invisível que varia de intensidade e amplitude conforme nossas disposições mentais. A vontade aliada a estas disposições trás propriedades especiais. E foi o cientista William Crookes o primeiro cientista a medir a intensidade destes fluidos.

É, portanto através da força do pensamento e vontade que os espíritos manipulam os fluidos, transformando e plasmando coisas que para eles são materiais, mas aos nossos olhos ainda estão longe de compreendermos totalmente. Ex.: Violetas na Janela - a autora espiritual através da manipulação de fluidos plasma vasos de flores.

Um grande manipulador de fluidos foi Jesus devido ao seu altíssimo grau de adiantamento evolutivo ele agia sobre os diversos elementos da natureza e realizava inúmeros prodígios que os religiosos chamaram de milagres. Uma passagem bíblica bastante ilustrativa é aquela das “Bodas de Canaã quando a água é transformada em vinho”.

Tivemos notícias de outros magnetizadores e um que se fez presente nos anos 70 foi o mágico Uri Gueller que através da força do pensamento entortava garfos e consertava relógios. O que chamaram de mágico com o estudo da D.E. podemos entender ser ele um médium de efeitos físicos.

Nós todos sabemos que somos espíritos vivendo um corpo material e como espíritos que somos emitimos também ondas de pensamentos que bem direcionados são capazes de grandes prodígios.

Quando Jesus falou por muitas vezes: “Vós sois Deus” ele queria dizer justamente que temos em nós uma grande força a qual desconhecemos.

È através da força do pensamento aliada á vontade de fazer o bem que muitos voluntários fluidificam água para que doentes recebam os bons eflúvios desta matéria tão purificada. Já temos registros de cientistas que fizeram experimentos com sucesso avaliando doentes medicados com água fluidificada.

Precisamos estar sempre atentos a fim de conservarmos um bom padrão de pensamentos, pois desta forma estaremos agindo não somente no meio em que vivemos como também em nosso próprio corpo físico. Pensamentos no bem e no amor criam um campo fluídico poderoso contra todo mal que ainda envolve a orbe da terra.

O concurso da prece para elevarmos o nosso padrão é um lenitivo eficaz para nossas dores. Por isto da insistência da prática do Evangelho no Lar que enquanto para alguns nada significa temos notícias da espiritualidade que a Casa onde se tem esta prática tem em torno de si uma luz fluídica elevando o padrão vibratório de todos que ali residem.

Emmanuel no livro O Consolador ainda afirma que “Cada orbe possui a lei de fluidos em conformidade com sua evolução”
Os fluidos da Terra ainda não são tão etéreos quanto aos de planetas mais evoluídos onde habitam os espíritos superiores, por este motivo se faz necessário que estejamos sempre atentos e que nos apeguemos às práticas como o E.no Lar, preces constantes de forma a mantermos um padrão vibratório elevado.

Para termos uma idéia de quanto etéreo e luminoso são os mundos evoluídos temos na Gênese a explicação de que um espírito de um mundo inferior não consegue adentrar em um mundo evoluído devido à grande radiação de luz que repele o espírito inferior como o fogo é para nós.

Já os espíritos superiores conseguem transitar em mundos inferiores através da modificação de seus próprios fluidos.

Ex.: No livro “Libertação” tem uma passagem onde o Instrutor Espiritual Gúbio, André Luiz e Eloi visitam regiões inferiores em missão de paz e revestem-se de um envoltório mais denso a fim de transitarem sem serem percebidos devido a sua luminosidade.

Cada espírito possui um envoltório luminoso inerente ao seu estado evolutivo e o espírito atrai fluidos da atmosfera fluídica do mundo ao qual está ligado formando assim o seu PERISPÍRITO.

É através do Perispírito que o espírito se liga à matéria. Cada pessoa, cada espírito encarnado ou desencarnado possuem este envoltório etéreo que chamamos de Fluidos Perispirituais.
Os fluidos perispirituais não tem a mesma qualidade e intensidade em todas as pessoas. A estrutura do períspírito varia de mundo para mundo. Quanto mais evoluído é o planeta mais sutil é o corpo fluídico dos que nele vivem.O perispírito modifica-se de acordo com a evolução do espírito tornando-se mais etéreo.

É através do perispírito que se dá ação fluídica da matéria funcionando como uma esponja que absorve todas as emanações fluídicas boas ou más. Deduz-se daí a origem de certos processos de enfermidade.

Ex.: No livro “No mundo maior” de André Luiz temos alguns conceitos psíquicos onde são citados “vermes mentais” que produzem moléstias no cérebro perispiritual quando a “casa mental” encontra-se em desarmonia.

Portanto é de suma importância para nossa saúde física e mental que mantenhamos nossa mente equilibrada através de bons pensamentos.
Entendemos que no mundo em que vivemos as dificuldades estão sempre presentes mais precisamos exercitar nossa mente e mantermos a fé inabalável para nunca perdermos o necessário equilíbrio diante das vicissitudes da vida.

É através da força do pensamento e de nossa vontade que agimos sobre os fluidos que nos envolve. Os fluidos têm características conforme as impregnações que sofrem e podem ser boas ou más. Conforme o pensamento que os fazem vibrar e se modifica pela pureza ou impureza dos sentimentos.
Pensamento é matéria fluídica. Têm formas. Tem cheiro, consistência e cor e têm inclusive propriedades excitantes ou calmantes.

Os fluidos que nos cercam podem ser temporários ou permanentes. Quando estamos bem equilibrados temos uma atmosfera fluídica boa, mas ao sinal de uma grande excitação já mudamos o padrão destes fluidos.

Os cientistas e médicos já descobriram que quando estamos em freqüente estado de excitação, nervosismo e recalcitrantes nos equívocos nosso corpo físico ressente e passamos a sofrer de inúmeras doenças que muitas vezes se tornam até crônicas.

Não temos ainda registros de equipamentos que podem indicar o padrão vibratório de cada um, mas no livro.Domínio da Mediunidade de André Luiz tem registro de um aparelho chamado Psicoscópio utilizado pelo instrutor espiritual Áulus que mostrou para André e Hilário o padrão vibratório de um grupo de médium que estavam reunidos. O aparelho mostrava um foco luminoso que os envolvia tamanha era a concentração e pureza de pensamentos do grupo.

E como a Terra é uma cópia do Plano Espiritual acreditamos que muito em breve os cientistas serão intuídos a criarem equipamentos como este. Mas tudo há seu tempo!

Entendemos ainda que fluidos semelhantes se combinem e unem em novas propriedades e os fluidos positivos predominam sobre os negativos, aos quais neutralizam, modificam ou repelem. Como no exemplo que demos de Espíritos Superiores agindo em planos inferiores no livro “Libertação”.
Os fluidos influem sobremaneira no corpo físico se forem bons o corpo recebe uma impressão salutar, se forem maus causa repulsa. Os Fluidos maus quando permanentes e enérgicos determinam desordens físicas os bons, ao contrário beneficiam e podem até curar.

Além de nossos pensamentos se faz necessário os cuidados quanto aos locais que estão frequentando. A atmosfera fluídica do ambiente também influencia nosso padrão vibratório. No livro Sexo e Destino, André Luiz retrata ambientes onde a presença de entidades espirituais de zonas baixas influencia diretamente os encarnados que ali freqüentam.

No livro “Nas fronteiras da Loucura” Manuel Philomeno de Miranda, ao lado do Espírito Bezerra de Menezes, narra suas observações durante o período de um carnaval carioca, abordando várias técnicas obsessivas em casos de abusos e alienações com droga, álcool, sexo, aborto, demonstrando o trabalho dos Bons Espíritos num Posto de Socorro Central no Mundo Espiritual através da ação do pensamento e manipulação dos fluidos.

È claro que muitas vezes somos obrigados a nos dirigir neste ou naquele local que não nos agrada tanto, mas temos o concurso da prece a fim de elevarmos nosso padrão vibratório e não nos sintonizarmos com o mal.

À medida que cresce através do conhecimento, o homem percebe que suas mazelas, tanto físicas quanto espirituais, é diretamente proporcional ao seu grau evolutivo e que ele pode mudar esse estado de coisas, modificando-se moralmente. Aliando-se a boas companhias espirituais através de seus bons pensamentos, poderá estabelecer uma melhor atmosfera fluídica em torno de si e, consequentemente, do ambiente em que vive.

Resumindo, todos somos responsáveis pelo estado de dificuldades morais que vive o planeta atualmente.
E somente nós poderemos modificar isto seguindo o exemplo de nosso querido mestre JESUS!

Muito obrigada por sua atenção.

Paz e Luz a todos!

Um comentário: