AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

JESUS E A HUMANIDADE - PALESTRA

Há 2.000 anos atrás... Um homem a caminho do grande calvário porque pregava amor.

Jesus, “O Messias de Nazaré”, que para nós espíritas O Grande Governador da Terra!

Há 2.000 anos muitos homens decidiram deixar sua roupagem de homem velho e seguir este Rabbi da Galiléia que desde o berço nascido em uma simples manjedoura remetendo-nos à idéia de humildade, na adolescência quando falou aos doutores indicando-nos já ser evoluído aos dias de pregação sempre levando esperança e fortalecendo a fé de seus seguidores.

E há 2.000 anos quando uma multidão lançava olhares de repreenda àquela prostituta atirando-lhe pedras e fora Jesus que estendera-lhe a mão, falando à multidão de perdão... Maria Madalena a prostituta que deixou também suas vestes antigas para segui-Lo incessante em busca de luz e amor.

Há 2.000 anos aquela senhora que sofria de crise hemorrágica que ao tocar as vestes do grande Mestre fora curada...

...Este grande mestre que sofria todo tipo de represaria de todos os grandes guerreiros. Que nos faz lembrar de Saulo, seu pior algoz, que ao descobrir quem era verdadeiramente Jesus largou sua espada e uniu-se ao grande número de cristãos.
Cristãos que amaram tanto Jesus que se deixaram morrer nas arenas atirados à fúria dos leões.
E hoje temos diante de nossos olhos, à luz da Doutrina Espírita o grande modelo de amor que é Jesus. E podemos seguir os seus passos sem temor, pois já nos é permitido fazê-lo.
Processo de Evolução

Todos os dias temos notícias de devastações e desordens em nosso Planeta. Manifestações das mais diversas do comportamento humano.
De um lado a fome do outro a fortuna...
De um lado a violência humana e do outro a preocupação com a evolução do ser...
Há muitas moradas na casa de meu pai! E não serão estas tantas moradas aqui mesmo em nossa orbe nesta grande Nau onde temos Jesus no leme?
Diante de cenários tão diferentes não nos esqueçamos da conduta Crística. Que venceu a própria morte.

Hoje, à luz do Evangelho já temos oportunidade de pensar e agir sem represarias de qualquer ordem. Não somos mais obrigados a seguir este ou aquele caminho, somos dotados de liberdade de ir e vir, agir e pensar como achamos e este é o grande desafio;

DESAFIO

No livro “Jesus e Atualidade” – de Joana de Angelis,  nos convida ao grande desafio de conquistarmos a plenitude de Jesus.
E nos aponta que no mundo atual há dois modos diferentes de postura com que o homem atua:

A Primeira a do homem materialista, ainda arraigado em seus ideais equivocados levando-o a agir de forma egoísta, pensando somente nos prazeres da carne e nas futilidades que a moeda o faz adquirir.
Ex. Se tem um celular quer dois, se tem dois carros e pode comprar três o fará logo mais, se teu vizinho compra uma TV de 50” ele quer comparar e comprar também... etc.
E quando este homem se vê diante de uma nau sem comandante ele não consegue mais navegar...
O Espírito do homem materialista se vê perdido diante de qualquer dificuldade da mais insignificante, pois ele não conhece a realeza de Jesus, ele não conhece o caminho para sua vida real...

Mas nós espíritas sabemos que o homem velho mais dia menos dia haverá de alçar vôo a verdadeira conduta a custa deste ou de outro sofrimento a polir sua carne e a remetê-lo à boa conduta.

A segunda postura do homem novo que sabe que todo e qualquer bem que ele fizer retornará para sua roupagem... Ou seja, seu Espírito que é imortal.

Cristo Consolador

Felizmente, com o advento do Espiritismo, tivemos notícias do Plano Maior de que somente o amor nos fará seguir mais além.
E no Cap. VI do E.S.E. “Cristo Consolador” recebemos lindas mensagens altamente fortalecedoras nos motivando a seguir em frente mesmo diante de dores.
É quando o “Espírito de Verdade” se manifesta e nos sugere que consolemos os pobres e deserdados, enxuguemos lágrimas, alimentemos famintos e que não desistamos de fazer florescer mesmo diante de solos inférteis, pois o melhor virá sem demora.

Relembrando Francisco de Assis:
“È dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado”...

No processo de evolução, tal qual o parto, surge as dores na jornada sem volta...
É quando o homem passa a deixar de lado suas impressões somente físicas e adentrar no seu íntimo.
São estas dores, nossas amigas, a nos lapidar lentamente para que nos tornemos pedras preciosas.

Oportunidades:
Dores familiares

E quando dentro de um grupo social, primeiramente em uma família é ali mesmo que, como seres espirituais que somos que haveremos de lapidar o nosso eu verdadeiro.
É lá que haveremos de ter nossas primeiras oportunidades de refazimento.
É na família que criamos os nossos alicerces, laços afetivos que por vezes somos obrigados a desatá-los diante da fatalidade que separa temporariamente as almas.
E mais uma vez a D.E. nos fortalece e não nos deixa dúvidas quando esclarece estarmos de passagem no planeta e que logo mais estaremos unidos aos nossos queridos em nossa verdadeira Pátria, que é a Pátria Espiritual.

Dores sociais

Diante de tantos desajustes vez ou outra observamos pessoas vitimadas de seu próprio materialismo, sendo homicidas ou mesmo suicidadas indiretos julgando estar no ter muito dinheiro a felicidade do seu ser. Ex. Trabalha demais, abusa de funcionários levando-os ao desgaste emocional ou físico...
Outros grupos atirando-se em todo e qualquer tipo de viciações encurtando a vida, agindo erroneamente diante de familiares, sociedade e perante as "Leis Morais da Vida".
O que vemos hoje é a "Lei da Ação e Reação" presente todos os dias, pois sabemos que não há outro caminho a seguir senão o do bem e do amor, caso contrário, o próprio ser haverá de rogar entendimento neste mundo ou mesmo no Mundo Maior.
EX.: Nosso Lar – André Luiz (considerado suicida)
Não há outro caminho a seguir senão alçarmos mão à D.E. que esclarece ser, todas estas situações equivocadas, próprias de uma Planetas de Provas e Expiação.

Se hoje estamos passando por situações de inconstância – e não há quem não tenha uma ou outra dor maior ou menor, lembrando que não nos cabe julgas as dores de meus semelhantes e nem mesmo compara-las... é justamente porque somos convidados a trabalhar nosso ser Integral.

Resignificar todos os dias, compreender, pacificar, acalentar e amar de forma constante e universal.
Do nascimento ao envelhecimento
Joana de Angelis nos lembra que nossa veste haverá de perecer. Nosso corpo falhará vez ou outra... Não há quem mais dia menos dia não se obrigue à visita ao médico por este ou aquele motivo.

Não somos invencíveis.
Nosso corpo é perecível.
Dores físicas, de coluna, falência cardíaca...
Todas estas dores a nos sacudir e dizer – Olha lá! O que tem você feito para o ser Espiritual que é?

Alcemos mais uma vez mãos ao E.S.E. Cap. X “Bem Aventurado os Misericordiosos” que nos convida à prática do Perdão e ao Cap. XV “Fora da Caridade não há Salvação”

É somente através da ajuda ao semelhante que se consegue alçar vôos mais altos à grande evolução...
Mas para evoluirmos precisamos transformar como diz o E.S.E. “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral”
Portanto Vençamos a nós mesmos para que, nosso espírito, possa alavancar rumo ao ideal de cristo!

Muito obrigada por sua atenção. Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário