AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

domingo, 28 de novembro de 2010

ANIMAIS À LUZ DA DOUTRINA ESPÍRITA


Para todo e qualquer estudo Doutrinário precisamos tomar especial cuidado para não fugirmos à razão que sempre nos direciona a D.E. Não podemos e nem devemos colocar as nossos impressões pessoais.

Para tal se faz necessário basearmo-nos primeiramente nos livros da Codificação para depois, dotados de material suficiente, possamos observar se este ou aquele autor esta de acordo.

Por este motivo o CENLCAL sempre busca agregar às palestras informações importantes como indicar este ou aquele livro. E para os amigos que se interessarem neste assunto e quiserem se aprofundar recomendamos:

“Animais, nossos irmãos” – Eurípedes Kürl e “A questão Espiritual dos animais” – Irvênia Prada

Ambos tratam do assunto dentro dos preceitos doutrinários com bastante coerência com uma linguagem de fácil de entendimento.

Evolução do Mundo

Quando falamos ou mesmo pensamos sobre os animais nos vem logo a pergunta de como estes seres tiveram seu processo evolutivo dentro do orbe... Será que surgimos do macaco? Será que eu já fui um primata? São estas e outras perguntas que nos vemos um ou outro irmão se interrogando vez ou outra...

Mas quando falamos de evolução desta ou daquela espécie precisamos iniciar na figura do Criador de Tudo – Causa primária de todas as coisas DEUS.

Ele deu inicio ao Big-Bang de nosso planeta Terra quando o Princípio Inteligente alçou vôo às sendas da grande evolução de nossa atual morada. Da emissão de gases, a mineralização das rochas, da formação da primeira espécie vital através das plantas, os primeiros animais com sua inteligência limitada até o primeiro animal inteligente que se tornou o que somos hoje.

Reino Mineral – Matéria Inerte com força mecânica (Intempéries da Natureza)
Reino Vegetal – Embora Inerte são dotados de vitalidade (Extraem o que precisam do solo)
Reino Animal – Já têm perispírito e uma inteligência parcial/instintiva (percepção apurada)
Reino Hominal – Têm tudo o que os demais reinos além da Inteligência apurada e o Livre Arbítrio.

E no livro “O animal tem alma?” o autor Ernesto Bozzano nos coloca:

“O Gás se mineraliza, O mineral se vegetaliza, O vegetal se animaliza, O animal se humaniza e O homem se Diviniza”, ou seja, tudo evolui!

E ainda Herculano Pires faz a importante afirmação de que “Tudo se encadeia no Universo do átomo ao Arcanjo!”.

Evolução dos Animais

E falando dos animais, sabemos que eles ajudam a evolução da humanidade desde os primórdios, hoje temos a presença viva destes nossos irmãos em variadas situações como a figura do cavalo, da vaca que nos fornece seu leite, do elefante, os domesticados que nos trazem tanto prazer entre outros tantos.

Embora existam animais bastante evoluídos no L.E. temos a afirmativa de que a distância dos animais está para o homem como a distância dos homens está para Deus.

Em mundos superiores tudo é mais perfeito, mas as plantas são sempre plantas, como os animais são sempre animais e os homens são sempre homens.

O instinto inteligente do animal será sempre direcionado à sua conservação e necessidades físicas, mas também atenderá ao homem quando ensinado, mas sempre com amor e para fins edificantes nunca com propósitos equivocados.

Hoje os animais ajudam o homem em diversas maneiras:

Dra.Michele Fory do Instituto Médico Educacional da França conta um caso de uma menina africana que até os 10 anos nunca emitira qualquer som ou mesmo expressava qualquer emoção, mas com a terapia animal, com a ajuda de um pônei, começou a fazê-lo e nos narra a Dra.Fory que a menina expressava irritação quando o animal não queria andar e começava a repreendê-lo emitindo sons e gesticulando.

Prof.Charles Pilet, do mesmo instituto, afirma que estudos mostram que o simples contato de um adulto no ato de acariciar um cão ou um gato é um santo remédio para baixar a pressão sanguínea.

No Brasil a terapia com animais iniciou-se nos anos 80 primeiramente com cavalos para portadores de síndrome de Down. Hoje já temos notícias positivas de cães que fazem visitas nos Hospitais do Câncer, HC entre outros para ajudar no processo curativo ou mesmo abrandar tantas dores.

Linguagem dos Animais

Uma outra pergunta comum é se os animais falam... E Dra.Irvênia Prada nos informa que a linguagem dos animais existe, mas ela é limitada e é sempre voltada às necessidades instintivas.

Ex. Macacos Vigias na floresta emitem sons especiais para indicar perigo, em especial, a vinda de um predador.

Desencarne Animal

Assim como nós os animais vão e voltam a encarnar para continuarem seu processo evolutivo, mas a reencarnação de animais se da de forma mais rápida, sendo comum os animais de estimação voltarem para seus antigos donos.

EX. Certa ocasião Chico Xavier possuía um cão de nome Dom Pedrito e ele fora atropelado... tempos depois Chico andava na rua sendo seguido por um cãozinho filhote e surge Emmanuel e lhe diz: - Chico, preste atenção neste cãozinho. É o Dom Pedrito que está voltando para você!... Chico recolheu-o amorosamente e lhe deu o nome de Brinquinho.

Mediunidade dos animais

Há quem acredite que os animais sejam providos de mediunidade porque percebem a presença de espíritos no ambiente. Entretanto no L.E. parte II cap. XIX a espiritualidade nos afirma que “Para uma comunicação inteligente há necessidade de um intermediário inteligente e esse intermediário não poderá ser um espírito de natureza apenas instintiva”

Por este motivo, embora os animais tenham seus instintos extremamente apurados e, alguns animais sejam bastante evoluídos como cavalos, cães e gatos, não podemos considerá-los como médiuns, mas sim entendermos que eles tem instintos e percepções especificamente mais desenvolvidas justamente para ajudá-los na sua preservação.

Animais no Plano Espiritual

Nos livros de André Luiz temos inúmeras referências sobre animais no Plano Maior:

1) No livro Nosso Lar tem a narrativa de que cães puxavam espécies de trenós ajudando equipe de socorristas que traziam espíritos retirados do Umbral.

2) No livro Ação e Reação no cap. V quando da volta de espíritos missionários para a Mansão da Paz temos a informação de que cães enormes prestam relevantes serviços naquela área impedindo quanto a invasões de espíritos, ainda equivocados, das zonas umbralinas.

Colônias dos Animais

Tal qual como fazem com os homens desencarnados, existem equipes socorristas que recolhem os animais desencarnados levando-os para colônias especiais onde o projeto de reencarne é elaborado para que este nosso irmão também continue a sua evolução.

Crueldade para com animais

Felizmente hoje observamos que já existe real preocupação em cuidar destes nossos irmãos animais.

Instituições como Ibama, Sociedade Protetora dos animais e inúmeras Ongs já se mobilizam em prol de evitarem todo e qualquer processo de crueldade.

Mas sabemos que cada povo, cada país cada mundo têm suas diferenças. Infelizmente há países, aqui na Terra, que sabemos alimentarem-se de cérebro de macaco ou mesmo carne de cães o que para nós é total absurdo.

Não podemos deixar de citar que é não somente cruel, mas também ignorância acreditar que andar com pé de coelho ou dente deste ou daquele animal trás sorte.

Utilizar-se de animais para oferendas à Deuses ou Santos denota falta de evolução do ser. Se precisarmos de ajuda espiritual, e esta deverá ser sempre com fins edificantes, nunca para o mal de quem quer que seja... Recorramos à prece com amor e se merecermos e se nossa intenção for nobre haveremos de colher bons frutos.

Alimentar-se de testículos de animais fortes como búfalos ou bois para tornar-se viril também, já afirmaram médicos e estudiosos da questão, é folclore e total ignorância.

Adestrar animais tornando-os agressivos à troca de violência para com o animalzinho além de cruel corre-se o risco deste animal voltar-se para com os próprios donos.

Abater animais para fins de diversão como caça, rodeios ou mesmo touradas não é nada evoluído. Felizmente já estão processando novas leis para que certas práticas tornem-se menos agressivas.

Alimentação de Carne Animais

Irvênia Prada em seu livro, também objeto de nosso estudo, faz uma abordagem interessante dentro da Doutrina Espírita discorrendo um capítulo inteiro sobre este assunto.

Entendemos que a humanidade está ainda em processo evolutivo, não será do dia para a noite que o reino hominal deixará de alimentar-se de carne animal.

O próprio Chico Xavier, quando interpolado sobre este assunto disse: - Melhor o homem alimentar-se de carne do que ficar pensando na carne! (...)

Hoje, já temos um bom número de pessoas que não mais se alimentam de carne vermelha e um outro grupo que são 100% vegetarianos se saindo muito bem quanto a angariarem as proteínas necessárias à sua saúde de outros produtos como a soja.

Não nos cabe julgar o certo do errado e sim observar que no processo evolutivo do átomo ao arcanjo, todos, sem exceção, um dia se alimentará de energias mais etéreas.

Ex. Quem leu ou mesmo assistiu ao filme “Nosso Lar” viu a “Sopa” que Lísias oferecia a André Luiz (...) cena até meio cômica para nós que nos alimentamos de forma, muitas vezes, tão voraz.

Mas quem tem um pouco mais de leitura de D.E. sabe que paulatinamente o homem deixará de alimentar-se de carne. Tudo é um processo!

Não nos cabe discussões polêmicas sobre este assunto e sim compreensão nas sendas da evolução!

Animais Nossos Companheiros

Dra.Marlene Nobre, certa ocasião citou um de inúmeros casos de Chico Xavier quando um enorme formigueiro começou a devastar as roseiras de Chico que, então, resolve conversar com elas, as formigas: - Minhas irmãs, vocês são eficientes, tão unidas no trabalho. Mas, olha, vocês precisam ir embora... Acreditem, narra Dra.Marlene Nobre... elas foram embora!

O interessante nesta passagem é observarmos o quanto este militante tão querido era por demais evoluído, amoroso para com todos e sem dúvida exemplo vivo de bondade.

Animais são ternos e dóceis dependendo sempre de como e quem cuida deles...

Tenho notícia de um companheiro que, ao fazer Evangelho no Lar, seu cãozinho vem, mesmo que esteja longe... Acompanhar da leitura até a prece final.

Amigos que têm companheiros desencarnados e passam a viver solidão quando adota animais como companhia encontram cor para esta nova fase de vida.

Doenças do século como síndrome de Pânico e Depressão é amenizada com a figura gentil de um gatinho ou cãozinho.

Quem tem um animal de estimação haverá de ter inúmeras histórias ternas e efetivas a nos contar de quanto estes seres são importantes.

E, ao remetermo-nos a uma das  narrativas bíblicas, quando noticiou o dilúvio e Noé embarcava uma espécie de cada animal poderemos acreditar que já havia ali o convite de nosso Divino Mestre para seguirmos em viagem tranqüila nos convidando a ajudar ao menos um animal nessa viagem evolutiva.

Muito obrigada por sua atenção.
Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário