AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

domingo, 26 de dezembro de 2010

NATAL - Palestra

Natal é a data que comemoramos o Nascimento de Jesus Cristo. O que para nós Espíritas têm um significado que vai muito além de apenas trocarmos presentes ou estarmos reunidos em uma mesa farta.

Mas nós espíritas somos muito curiosos e fomos buscar toda a origem desta data e o porque desta tradição com tantas peculiaridades.

Dia 25 de Dezembro

Estudiosos afirmam que não se sabe a data exata do nascimento de Jesus e que a data 25/12 teve origem na Igreja Católica Romana a partir do séc. IV quando aproveitaram a data bastante popular na época onde se comemorava o Dia do Nascimento do Sol. Mais tarde expandiu-se ao protestantismo e ao resto do mundo.

A Árvore de Natal

Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero. Certa noite enquanto caminhava pela floresta ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares à bela cena que havia presenciado na floresta. Esta tradição foi trazida para o continente americano por alguns alemães, que vieram morar na América durante o período colonial.

O Presépio

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223, quando o frade católico, montou o presépio feito de barro para explicar as pessoas mais simples o significado de como foi o nascimento de Jesus Cristo. No séc. XVIII a tradição se popularizou.

Papai Noel

No ano de 280 d.C. um bispo chamado Nicolau, nascido na Turquia costumava ajudar as pessoas pobres deixando saquinhos com moedas próximas as suas chaminés das casas. Foi transformado em São Nicolau. A associação da Imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo. Nos EUA ganhou o nome de Santa Claus, no Brasil de Papai Noel e em Portugal de Pai Natal.

O nascimento de Jesus

Conta a Bíblia que um anjo, ao visitar Maria, disse que ela daria a luz ao filho de Deus e que seu nome seria Jesus. Quando Maria estava prestes a ter o bebê, o casal viajou de Nazaré, onde viviam, para Belém a fim de realizar um alistamento solicitado pelo imperador, chegando na cidade, como não encontraram nenhum lugar com vagas para passar a noite, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura (objeto usado para alimentar os animais). Pastores que estavam com seus rebanhos próximo ao local foram avisados por um anjo e visitam o bebê.

Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia “Estrela de Belém” igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: Ouro, mirra e incenso, voltando depois para seus reinos e espalhando a notícia de que havia nascido o filho de Deus.

E a maior parte dos historiadores afirma que o primeiro natal, tal como conhecemos hoje, for celebrado no ano 336 d.C. a troca de presentes passou a simbolizar as ofertas feitas pelos três reis magos

Aniversariante é Jesus

Muitas são as histórias contadas sobre o Natal, sua origem, tradições e costumes que deixamos a título de curiosidade, entretanto não podemos nos esquecer do verdadeiro sentido do Natal. A mensagem que deixou-nos o Aniversariante.

Visão Natalina da atualidade

A maioria de nós, mesmo espíritas, ainda vê o Natal como uma festa de consumo, reforçando o culto ao materialismo exacerbado, trocando presentes entre si, e deixando sequer de fazer uma pequena homenagem, uma prece que seja... ao nosso querido Mestre Jesus!

Como deve ser essa comemoração

Seria hipocrisia nossa dizer que deveríamos deixar este costume de dar presentes, reunir a família com ceia farta etc. etc.

É claro que é uma tradição milenar e é muito bonito vermos tudo enfeitado, luzes coloridas, casas enfeitadas e famílias reunidas – ao menos UMA VEZ POR ANO.

Mas como Espíritas devemos lembrar de realizarmos tudo com equilíbrio, não nos excedermos nos gastos, na comilança, nas bebidas e tudo o que possa nos causar danos mais tarde.

Qual o verdadeiro sentido do Natal

Deve ser o de auto-conscientização, buscando a comunhão com os valores do Bem, ligados aos interesses do Espírito e da vida imortal, porque a Terra, para os encarnados, é apenas um curso de pequena duração e ninguém fica na Escola a existência inteira, um dia voltaremos para nossa verdadeira Casa.

Educar nossos rebentos

Todos nós temos obrigação, pais, professores e tutores de educar as crianças para entender o sentido das comemorações Natalinas. Lembrar as crianças do nascimento de Jesus, contar como o Mestre fora bom e caridoso para com todos, que veio pregar amor e paz entre os homens.

Explicar que trocamos presentes para simbolizar nosso carinho, nosso afeto, mas que isto não é mais importante.

Lembrar as crianças que devemos ajudar os menos favorecidos, que Jesus se felicitará desta nossa atitude.

Crianças muito pequenas, claro que desejarão o presente especial do Papai Noel... Se tenho condições poderei seguir está tradição, mas se meu filho pede um presente que está além de meu alcance faz-se necessário diálogo a respeito para que nosso tutelado não se sinta triste ou não merecedor do presente que desejou.

O Espiritismo nos convida à fé raciocinada o que significa que devemos agir com razão e equilíbrio.

O ideal cristão seria que não nos preocupássemos com presentes, ceia natalina e outros detalhes próprios do materialismo, mas seríamos hipócritas se disséssemos aos senhores que se faz necessário despojarmos de tantas tradições para vivermos o ideal de CRISTO!

Aos poucos, os homens, se libertarão destas e de outras tradições, mas por hora vamos acompanhar nosso Mundo com coerência equilíbrio e pouco a pouco colocarmos nossas impressões para familiares e amigos.

Entender Jesus como Espíritas

De acordo com os princípios doutrinários do espiritismo Jesus veio transformar a lei do “olho por ollho” e a do “dente por dente” na lei do amor e do perdão e em 21 de abril de 1857 com a publicação do Livro dos Espíritos dando início ao advento do espiritismo pudemos entender que se faz fundamental nossa constante auto-melhora para que alcancemos o ideal de Cristo.

Quem foi Jesus para nós espíritas?

Um conquistador diferente, quem gosta de história poderá lembrar de inúmeros conquistadores como Sesóstris pisando escravos em nome do Egito, Nabucodonosor, arrasando Ninive e atacando Jerusalém, Alexandre o Grande esmagando multidões em busca de conquistas, Napoleão Bonaparte, atacando povos vizinhos sempre em busca de mais terras... Mais poder, poder, poder!!!

Mas quem foi Jesus? Senão o maior de todos os conquistadores que venceu a própria morte – não com uma espada, não com sangue, não com fúria – COM SEU GRANDE AMOR!

Para nós Espíritas Jesus foi e é o grande governador da Terra. E que devemos seguir seus exemplos diariamente. Com coragem, força e fé.

Conto de Natal (Irmão X)

Conta-nos o espírito Irmão X que Emiliano Jardim, viera a sofrer uma dor de paternidade, ao ver o seu filho arrebatado pela morte.
Abatido pela dor, começa a se interessar pelo Catolicismo. Porém, inconformado, continuando a sofrer e sem explicações para abrandar sua alma e levado ao Protestantismo em busca de respostas...
E foi assim, batia de porta em porta, de Igreja em Igreja, cultos, ritos, e tudo o que poderia fazer e buscar; Assim seguia Emiliano; Desesperado... Iludido... Desconsolado... Inconformado...
Com o passar do tempo, Emiliano teve outros revezes.
Numa véspera de Natal, em que o ambiente festivo lhe falava da ventura destruída do coração, Emiliano quis por termo à própria vida.
Na hora amargurada em que o mísero se dispunha a agravar as próprias angústias, uma voz se fez ouvir ao recôndito de seu espírito:
“- Emiliano, há quanto tempo eu buscava encontrar-te; mas sempre me chamavas através dos outros, sem jamais me procurar em ti mesmo!!!
- Emiliano dá-me tua dor, reclina a cabeça sobre o meu coração! ...
Emiliano estava inebriado. E a voz continuou:
 – Emiliano, atende aos epelos de tua alma e ouve minha voz serena em teu íntimo a te convidar a pensar, retomar tua vida e entender o verdadeiro sentido de tua jornada...
- Sou eu Emiliano, Jesus, teu Mestre e teu Guia!
Emiliano em lágrimas profundas largou o punhal, que seria objeto de sua insensatez, e passou a seguir Jesus!

É claro, amigos, que este conto e outros tantos que poderíamos aqui enumerá-los é apenas um convite a entendermos o verdadeiro sentido do Natal...

Compreender que Jesus não esteve entre nós apenas para que festejássemos o dia de seu aniversário, mas sim que entendêssemos que estamos aqui para evoluir como espíritos que somos.

Antes e Depois de Cristo

Foi o Mestre, o único que conseguiu dividir eras (Antes e Depois d’Ele) deixou-nos inúmeros exemplos desde o seu nascimento e outros tantos que perduram até hoje entre os homens.

Humildade

Desde seu nascimento nasceu na manjedoura para exemplificar humildade... Quando poderia ter nascido entre os reis!

Perdão

Há 2000 anos quando quiseram atirar pedras a Maria Madalena, pois de acordo com a tradição da época ela deveria ser apedrejada pelo mal que causou...

“Quem não tiver pecados... Que atire a primeira pedra...

Através deste ensinamento eu preciso e devo, de uma vez por todas, compreender que Jesus quis que entendêssemos que todos nós temos nossas mazelas senão em um assunto, em outro logo ali... Ninguém, entre nós aqui na Terra, é perfeito!

Porque eu continuo “atirando pedras” “não perdoando”?

Gosto muito de uma frase de Chico que diz:

“Melhor perdoar porque todos nós dia ou outro haveremos também de necessitar de perdão”

Quem somos nós para julgar alguém?

“Vedes a palha que está no olho do vosso próximo e não vedes a trave que está no vosso” (Mateus Cap. VII, vv. 3-5).

Os bem aventurados

Jesus nós pede que sejamos bons, misericordiosos e humildes. E tudo isto nos remete ao primeiro e maior de todos os mandamentos:
“Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”

Se conseguirmos seguir, apenas este mandamento certamente já conseguiremos alavancar inúmeras encarnações... Mas ainda temos muitas dificuldades e o convite de Cristo é que sejamos bem aventurados e corajosos para enxergar-nos, auto-aprimorarmos, evoluir nosso espírito.

Mensagem final

Que não somente no Natal, mas em todos os outros dias do ano lembremos dos ensinamentos de Jesus, aplicando-os em nossas vidas. E que Jesus possa iluminar e abençoar a todos nós nos propósitos felizes, nos mostrando o caminho do bem, do amor e da fraternidade, que possamos retribuir a todos que encontramos esta paz que Deus e Jesus nos oferece hoje e sempre.

NOSSO PAI (Emmanuel – Chico Xavier)

Nosso Pai, que estás em toda parte;
Santificado seja o teu nome, no louvor de todas as criaturas,
Venha a nós o teu reino de amor e sabedoria;
Seja feita a tua vontade, acima dos nossos desejos;
Tanto na Terra, quanto nos círculos espirituais;
O pão nosso da mente e do corpo dá-nos hoje;
Perdoa as nossas dívidas, ensinando-nos a perdoar nossos devedores com esquecimento de todo mal;
Não permitas que venhamos a cair sob os golpes da tentação de nossa própria inferioridade;
Livra-nos do mal que ainda reside em nós mesmos;
Porque só a Ti brilha a luz eterna do reino e do poder, da glória, e da paz, da justiça e do amor para sempre!

Assim seja!



Muita Paz e Luz
Silmara Garcia

Um comentário:

  1. Tão lindo quão importante são os ensinamentos aqui postados. Muito obrigada por colocar no ar ensinamentos tão significativos!

    ResponderExcluir