AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quinta-feira, 3 de março de 2011

EVANGELIZAÇÃO INFANTIL ESPÍRITA

Gosto muito dos livros “Um desafio chamado família” de Joamar Zanolini Nazareth, tanto o vol. I quanto o vol. II têm material rico galgado á luz do Evangelho, obras da Codificação e mensagens edificantes de Chico Xavier.

Pitágoras já disse: “Educar as crianças para que não seja necessário punir os adultos!”

Responsabilidade dos Pais
Todo e qualquer esforço por parte dos pais para fornecer aos filhos uma boa educação deverá ser incentivado e aplaudido.
Lembrando que é missão dos pais, acordado já no plano espiritual, o bom encaminhamento dos filhos ao mundo.

Educação Social e Moral
Muitos têm imensa preocupação em colocar seus filhos em escolas de padrão alto, vezes até fazem sacrifícios para manter o padrão julgando estarem fazendo o melhor.
Quando o mais indicado, segundo estudiosos e educadores como Dr.Içami Tiba é adequar a escola ao padrão social dos pais. Isto evitará que a criança se sinta em situação inferior aos demais colegas.

No aspecto Cultural
Sabemos que todo e qualquer cidadão precisa ter uma boa formação cultural para alavancar-se no mundo social, mas não é somente sob este aspecto que se dá a formação de um Espírito na Terra.
Todos nós aqui, encarnamos com um único objetivo de evoluirmos e para tal faz-se imprescindível nosso aprimoramento moral.
Caberá sempre aos pais o bom exemplo, mas pais conscientes deverão, logo cedo, encaminhar seus filhos para Escola de Evangelização Infantil da Casa Espírita que freqüentam.
À Casa Espírita caberá adequar a criança, de acordo com sua faixa etária, a este ou aquele tipo de aprendizado.

Importância da Evangelização da Criança
Chico Xavier: “É preciso ajudar a criança, amparando-lhe o desenvolvimento, sob a luz de cristo e cooperar na construção da reforma santificante do futuro da humanidade!”

Não há dúvidas quanto a importância dos ensinamentos da Doutrina Espírita a vida de cada um de nós.
Há quem diga; - Se eu tivesse me tornado Espírita antes, quantos erros eu teria evitado!”
GRANDE VERDADE!
Quantos de nós já não conseguiu observar a sua evolução diante dos Estudos da Doutrina Espírita?
Feliz aquela criança que tem oportunidade de nascer em berço espírita e poder, desde tenra idade, galgar os ensinamentos que edificam, fortalecem e fazem dele um ser humano bem melhor preparado para os enfrentamentos da vida terrena.

Organização e Funcionamento da Escola de Evangelização
Cada Casa Espírita deverá manter as portas abertas de forma a ajudar pais na importante tarefa de educar seus filhos à luz da Doutrina Espírita.
A organização deverá sempre respeitar a faixa etária e ser dividida em grupos para que possa ter um melhor aproveitamento.

Joamar Zanolini Nazareth sugere quarto ciclos como base:
1.Jardim 2-6 anos – (músicas, brincadeiras, desenhos etc.)
2.Primário 7-10 a. – (poemas, histórias, teatrinhos etc.)
3.Intermediário 11-13 – (estudos, pesquisas, debates etc.)
4.Mocidade 14-16 – (aulas com temas jovens, trabalhos práticos, explanação pelos alunos etc.)

Temas das Aulas
Sempre em torno dos princípios básicos dos Livros da Codificação de Allan Kardec.
Aproveitar também para discutir temas atuais como família, drogas, sexo, gravidez na adolescência. Sempre com o intuito educador e facilitador de uma vida social esclarecedora.
Lembrando que o jovem de hoje é diferente do jovem de ontem considerando os avanços da era da informática aonde as informações vêm de forma muito rápida. E é bem melhor que se esclareça, desde cedo, informações delicadas como por ex. sexo, drogas para que o jovem possa obter informação correta e clara e não distorcida e equivocada quando é obtida através de outros meios.

“Criança de hoje será o trabalhador de amanhã” A.Kardec

Crianças, que desde cedo, freqüentam aulas de evangelização além de melhorarem seu comportamento angariam para si boas companhias de espíritos que sempre estarão dispostos a influenciarem de forma positiva e enobrecedora.

Auxilio aos Pais
A D.E. é uma Doutrina que obriga-nos a pensar e a ver os ensinamentos de Jesus à luz da razão.
Por este motivo crianças educadas em escolas de evangelização têm raciocínio mais rápido ajudando-as ao enfrentamento do mundo social. Apresentam melhor aproveitamento na escola inclusive.
Isto facilita muito a educação dos pais que na maioria das vezes não têm problemas com seus filhos no que diz respeito à escola que freqüentam. Muito ao contrário, as crianças educadas na Casa Espírita desenvolvem um potencial imenso para fazer fluir informações gravadas na sua memória, são crianças desinibidas e dispostas sempre a cooperarem com os professores e colegas.

Evangelho no Lar
Mediante nossas lutas diárias, correrias, horários apertados sabemos que é difícil a família reunir-se todos os dias para refeições como era feito nos moldes antigos.
Motivo este que os amigos espirituais nos convidam a prática do Evangelho no Lar onde a família deverá unir-se uma vez por semana para juntos harmonizar-se, estudando uma lição do evangelho fortalecendo os laços familiares que os une.

Ex. Uma ocasião Chico Xavier (Livro A sombra do abacateiro de Carlos Bacelli) conta que devido a uma briga feia em um bar um dos envolvidos vai buscar em um terreiro de macumba uma forma de destruir o ofensor e toda a sua família. Depois de muito dinheiro gasto com trabalhos, oferendas aos guias e muitas idas e vindas no terreiro o ofendido busca ajuda de Chico que recebe a seguinte mensagem: “Não foram apenas um ou dois malignos na tentativa de invadirem o lar do seu antagonista, mas toda uma legião de espíritos comprometidos com as trevas... sem qualquer sucesso, pois na casa do ofensor é realizado o Evangelho no Lar que mantêm uma couraça protetora de todo e qualquer malfeitor!”.

É no Evangelho no Lar que buscamos renovar energias para passarmos a semana, emanarmos amor aos nossos queridos e rogarmos perdão aos nossos inimigos.
O Evangelho no Lar não só une a família como também atrai para todos muita luz e paz com o concurso dos espíritos amigos, anjos guardiões, mentores e até mesmo afetos desencarnados que aproveitam o momento para estarem conosco.
É, portanto, a prática do Evangelho no lar o melhor lenitivo para toda e qualquer dor das almas em processo de ressarcimento.

É claro que passaremos por este ou aquele desafio, mas certamente receberemos as melhores intuições para que tudo se encaminhe dentro do que for melhor para nossa evolução e crescimento.

Responsabilidade dos Pais em conduzir seus Filhos á Evangelização
É comum recebermos pais no Plantão de Orientação que dizem que não trazem seus filhos nas Escolas de Evangelização porque não querem obrigar e temem traumatiza-los e talvez estes deixem de freqüentar a Casa Espírita quando forem maiores.

GRANDE EQUÍVOCO!

O que faria se seu filho se recusasse a ir para escola primária? Deixaria seu filho morrer na ignorância sem saber ler e escrever?

Grandes educadores Espíritas como Leon Denis, Herculano Pires, Chico Xavier e o próprio Joamar Zanolini afirma que cabe aos pais levar sim os filhos para evangelização até que ele atinja a maior idade e possa tomar suas próprias decisões.

Ao passo que a Espiritualidade também fará sua parte. Quando na Casa Espírita, nossos amigos evoluídos tratarão de envolver esta ou aquela criança em um alo de luz e de amor a ponto de, pouco a pouco, quererem freqüentar espontaneamente.

Sempre haverá um ou outro mais rebelde, mas com prece, tratamento de passe e muito amor certamente colherão bons resultados.

Dirigentes Espíritas
Joamar Zanolini chama atenção quanto à grande responsabilidade dos dirigentes de Casas Espíritas manterem a chama acesso dos Estudos Doutrinários iniciando sempre na Evangelização Infantil.

Crianças e Evangelho
Quiçá todas as crianças do mundo pudessem ter acesso ao Evangelho à luz da Doutrina Espírita.
O mundo alavancaria sua evolução rapidamente, pois todos poderiam ver o amor de Cristo brilhar infinitamente!

Muito obrigada por sua atenção.
Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário