AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Faculdades Morais e Intelectuais - Palestra


O tema “Faculdades Morais e Intelectuais, Influência do Espírito sobre o Organismo, Idiotismo e Loucura” tem como fonte de consulta o L.E. Q. 361 a 378
O tema de hoje nos trás profundas reflexões no respeito à qualidade de Espíritos encarnados na Terra.Como espíritas sabemos que todos nós estamos neste planeta a fim de lapidarmos nossa alma. Crescermos, como espíritos milenares que somos, e que não estamos aqui apenas como recreio e sim para estudarmos e evoluirmos.Entendemos ainda que como somos espíritos imperfeitos estamos sujeitos a passarmos por algumas provas e expiações.

Qualidades do homem
Tanto a inteligência como a moralidade advêm do Espírito que nele encarna.
O homem encarnado tem tendências boas ou más conforme a evolução de seu espírito.
Quanto mais puro é o espírito mais moralizado e bom será o homem, lembrando que os habitantes do planeta têm grau de moralidade semelhantes ou estariam em planetas mais evoluídos com raríssimas exceções de espíritos missionários.

Importância da Educação na Infância
O espírito quando encarna vêm com todas as suas tendências boas e más conforme seu grau de adiantamento.Aos pais e genitores a importante missão de educarem este espírito desde tenra idade a fim de lapidarem este espírito.
No livro “Um desafio chamado família” – Joamar Zanolini sugere aos pais escolinha de evangelização infantil desde cedo para que o espírito possa conscientizar-se  de sua missão e compromisso diante de toda uma jornada evolutiva, como espírito.
Lembrando que a criança é um espírito milenar e que se bem direcionada poderá atingir mais facilmente os propósitos tornando-se um homem de bem.

Nem sempre a Moral e o Intelecto evoluem juntos
Há espíritos extremamente intelectualizados, porém com moral deixando a desejar, assim como o contrário também é verdadeiro.

Ex. Hitler – todos sabem da triste trajetória deste senhor que infelizmente embora extremamente inteligente fora seguramente de baixa moral.
Políticos que alcançaram cargos altos e utilizam mal o poder que lhes fora concedido.
Religiosos que hipnotizam multidões a fim de tirarem proveito de sua boa fé.
Todos responderão pela lei da ação e reação porque utilizaram sua inteligência de forma equivocada deixando sua moralidade nos mais baixos níveis.

O Planeta Terra é um exemplo clássico, enquanto a ciência avança a passos largos o homem ainda recalcitra em cometer equívocos que já deveriam estar arquivados em vidas pretéritas.

Ex. Guerras – Quer coisa mais animalizada do que as guerras? Enquanto a maior parte do planeta grita por paz há ainda uma minoria encarcerada em valores funestos e ultrapassados.

Matança de Animais – Para fins lucrativos, para fins esportivos ou por pura vaidade? Absurdo total enquanto outros trabalhando arduamente para proteção de animais conscientizando cabeças e movimentando multidões.

Desmatamento – Total falta de consciência. (...) Provavelmente não são espíritas não acreditam que deverão voltar, pois se continuarem com isto imagine como será a Terra daqui a alguns milênios?

Embora o homem tenha inteligência para criar e evoluir há quem a utilize para destruir e estacionar.

Ex. Certa vez perguntaram se havia possibilidade de um espírito encarnar na Terra e voltar pior para o Plano Espiritual e no L.E. temos a resposta de que ninguém regride, o máximo que pode acontecer é este espírito estacionar.

O que acontece com espíritos inteligentes que vêm e praticam o mal é provavelmente falir em suas provações e repetirem os mesmo erros do passado estacionando nas sendas da evolução.
Não podemos esquecer que temos o livre-arbítrio, que Deus, nosso Pai maior nos dá inúmeras oportunidades. Nós temos que aproveitar ou estaremos sujeitos a “repetir o ano” tal qual aluno que não se aplicou nos estudos.

Corpo e Espírito
Quando encarnamos na Terra temos inclusive a possibilidade de acertar no Plano Espiritual o tipo físico que me acompanhará.
Sim, este envoltório material... Embora muitos não aceitem há inúmeros casos em que o próprio espírito pediu para vir mais ou menos gordo mais ou menos feio...
Isto sempre com finalidade evolutivas. Imagine que os Espíritos nos chamam atenção á dificuldade que é a Prova de Beleza tal qual a da Riqueza e todos nós desejamos muito sermos belos e ricos!

O que dizer  de Espíritos que encarnam com Deformações físicas e intelectuais:

Hermínio Miranda no Livro “Diálogo com as sombras” tem algumas páginas com amplas explicações sobre deformações advindas do espírito.

Ex. Um caso que nos chamou atenção foi de um espírito que, durante reunião mediúnica, apresentava-se sem um dos braços e o orientador explicou sobre sua real condição de que ele deveria compreender e assim poderia observar que seu braço estava lá etc.etc. O espírito estava tão recalcitrante no mal que dizia que seria ótimo ter o braço de volta, pois teria condições de chicotear seus escravos com as duas mãos.

Nesta narrativa observamos que aquele espírito ainda não compreendia o “ser bom” o “ser real” a importância da moralidade e ele próprio sofria suas más atitudes.
Um outro caso de deformação do próprio espírito devido sua baixa moralidade é o caso do Livro Libertação – André Luiz quando ele narra o caso de uma mulher que se transforma em loba (licantropia) quando passa a ser julgada pelo governador das zonas umbralinas o Sr.Gregório.

Casas André Luiz
Quem conhece nossa Instituição sabe que além de nossas Casas Espíritas temos em Guarulhos/Picanço nossos assistidos com múltiplas deficiências físicas e intelectuais.

E alguns destes assistidos embora mobilizados são extremamente inteligentes, fazem poesias através do sistema bliss que é uma prancha de símbolos com significados específicos, cada qual tem uma prancha específica e direcionam através do olhar o que querem dizer (...) Um sistema muito lindo que nos impulsiona a compreender que nem todos eles são desprovidos de intelecto como muitos aparentem.

Há, é claro, casos em que o espírito encarnou nesta condição como expiação, mas também sabemos casos de outros tantos que encarnaram como missionários para ajudar espíritos afins de vidas pretéritas.

Ex. No livro “Quando os lírios começarem a florir” tem algumas narrativas destes assistidos que, durante a emancipação, expõem sua profunda gratidão a todos os envolvidos, inclusive compreendem o porquê de sua atual condição.

Lei da Causa e Efeito
Quando falamos de deformações físicas não podemos deixar de falar da lei da causa e efeito.
Muitas vezes o espírito encarna com um corpo doente justamente para precaver-se de possíveis agravamentos de débitos ou falência em suas provas.

Ex. Chico Xavier narra um caso de um antigo feitor de escravos que haveria de perder um braço no decorrer de sua vida, mas perde apenas um dedo por ter sido um homem justo e bom.

Lembrando que a Providência Divina tudo levará em conta e, no decorrer de nossa existência tudo será considerado para amenizar nossos débitos.

Ex. Há espíritos que em vidas passadas fora alcóolatras e encarnam com problemas de fígado justamente para que não caia novamente no vício do álcool. Sendo, neste caso, a doença uma forma de protegê-lo.

Ex. Uma outra narrativa de Chico é de um espírito suicida que após três tentativas de ressarcimento, três encarnações falidas pediu para encarnar sem nenhum dos membros para que não tivesse a mínima chance de jogar-se, matar-se ou qualquer coisa parecida.

Entendemos, portanto que espíritos que vêm habitando corpos inanimados ou com dificuldades mentais vêm para expiar antigos equívocos e muitos aceitam a condição, pois sabem que é a única forma de superarem suas dificuldades e evoluírem como espíritos.
Aos nossos olhos extremamente materializados pode parecer absurdo, mas quando no Plano Maior nosso olhar tem uma amplitude inimaginável.
No Livro dos Médiuns na Parte II espíritos narram da vontade imensa de saltarem logo para Planos Maiores e atingirem Mundos mais Felizes!

Grande Lição
No livro “Renovando Atitudes” – Espírito Hammed por Espírito Santo Neto no capitulo “Todos são caminhos” nos trás uma reflexão linda quando o autor nos remete a lembrar de que Deus é Amor Puro e Absoluto e não nos permitiria errar sem razão.

Mesmo diante de trilhas erradas onde nos enveredamos nas sendas do mal precisamos entender que não são simples excursões negativas de total perdição perante a vida, mas equívocos diante das inúmeras opções de nosso Livre Arbítrio.

Se errei que eu corrija e que sirva de aprendizado.
Todo e qualquer erro sempre servirá de aprendizado para o equivocado ou de exemplo para o mundo!
Cada um percorre a estrada certa, no momento exato de acordo com seu estado de evolução.

Não há o que temer porque JESUS ESTÁ NO LEME!
E tudo está nas mãos de DEUS!

Obrigada por sua atenção, paz e luz!
Silmara Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário