AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

domingo, 1 de janeiro de 2012

ÉTICA DA TRANSFORMAÇÃO

Fontes: Reforna Íntima sem Martírios - Ermance Dufaux/Psicografia de Wanderley de Oliveira e de Ney Prieto Peres – Manual Prático do Espírita

Estamos iniciando mais um ano e é comum observarmos pessoas estipularem novas metas a serem cumpridas:
- Deixar de fumar;
- Deixar de comer em exagero;
- Cuidar da saúde praticando exercícios físicos;
- Estudar mais;
- Trabalhar o lado espiritual;
- Exercer algum trabalho filantrópico (...)

Poderíamos ficar uma manhã inteira falando sobre as mudanças que as pessoas prometem para si próprias a cada novo ano. Mas não podemos e nem devemos esquecer que para toda e qualquer transformação é necessário querer mudar de dentro para fora com vontade, força e muito esforço para sucesso.

Espiritual
Falamos inicialmente praticamente dos desejos de mudanças de ordem material mas o espiritismo, como uma inesgotável manancial de ensinamentos, nos direciona a uma viagem interior para que alcancemos a tão sonhada felicidade.
Ao que Joanna de Angelis chamou de busca ao HOMEM INTEGRAL. Que seria o "Ser" trabalhando a matéria e o espírito.

O Autor New Prieto Peres
Sugere que primeiramente nos observemos e tracemos algumas metas tangíveis:
Ex. Se fumo 20 cigarros que eu vá diminuindo semanalmente, diariamente até conseguir parar o vício.
O autor sugere inclusive que façamos algumas tabelas, planilhas e gráficos para ver nossa evolução no processo a fim de estimular-nos a continuarmos a buscar resultados positivos – sem desistir!

O mesmo se fará para nossas atitudes menos virtuosas:
- Ódio, - Inveja, - Ciúme, - Intolerância, - Impaciência, - Orgulho etc.
E observarmos quantas vezes nos vemos em determinadas atitudes para irmos paulatinamente nos monitorando até que nos alcancemos um nível desejável.

Metas Individuais
O autor apenas sugere algumas práticas para aqueles que a considerem efetivas. A D.E. é uma doutrina racional por excelência e é evidente que para cada pessoa o resultado será diferente bem como o método utilizado.
Ex.: fumar – há quem consiga parar de fumar somente através da força de vontade enquanto outros necessitam de medicamentos específicos e levam mais tempo para deixar o vício.
No que diz respeito a desvios de caráter a D.E. nos alerta que muitos ainda no erro moral encontram-se na infância espiritual e nem sequer percebem suas dificuldades (...) continuam no erro sem o menor constrangimento.

Ex.: - quem não conhece um avaro que se coloca como prevenido? ; - um orgulhoso que se apresenta como humilde? ; - um viciado que diz beber somente socialmente? ; - um vingativo de marca maior que, ao menor desapontamento, sempre lembra da citação “Deus tarda mais não falha”?

São muitos os exemplos de pessoas que têm dificuldades absolutamente claras aos olhos alheios, mas que elas próprias ainda não conseguem enxergar.
Para auto-transformar-se é preciso conhecer-se

E.S.E.cap. XVII “Sede Perfeitos” temos a máxima dos amigos evoluídos “Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral”
Para mudar precisamos nos conhecer, reconhecer e querer mudar
Sócrates – Muito antes de Cristo o nobre filósofo já adiantava “Conheça-te a ti mesmo”
Jesus – “Conheça-te a verdade e a verdade vos libertará”

E para ter instrumental necessário para apontar nossas falhas para nos transformarmos precisamos adquirir conhecimentos que vão além da matéria que nos reveste. Não há como mudar se ainda não sabemos o que mudar e o porquê mudar.
Com a chegada da boa nova que é o Espiritismo já sabemos que estamos sujeitos à lei da ação e reação e que tudo o que passamos, fazemos, falamos, pensamos desde o início é o que resultará no ser espiritual que somos.
Se estou infeliz é porque algo precisa mudar...se quero ser feliz preciso mudar algo...meu modo de enxergar as coisas...meu modo de agir, pensar, olhar o outro:
A.Einstein – “Como obter resultados diferentes se continuamos fazendo as coisas da mesma forma?

Sabemos que somos espíritos milenares e que estamos em constante crescimento espiritual. Desde os primórdios os sábios da terra sempre nos deram dicas e a D.E. é clara quando nos sugere iniciarmos através de nossa transformação moral.
Nas escrituras sagradas temos dois exemplos magníficos de transformação moral:

1. Paulo de Tarso – Soldado-guerreiro perseguidor dos Judeus que fora tocado pelo amor do Divino Rabbi transformando-se em um doa mais importantes seguidores e pregadores do cristianismo.
2. Maria de Madalena – considerada prostituta/ promíscua/ mundana que quando liberta/salva por Jesus de ter sido apedrejada em praça pública é levada à comoção e também se converte ao cristianismo.

Muitos de nós também já ouvimos relatos de pessoas que passaram por situações conflitantes e mudaram sua conduta.
Ex. Casos de quase morte onde o indivíduo retoma sua vida mais moralizado voltando-se á sua espiritualidade.
Casos de fumantes que se vêem as portas da morte e que pararam abruptamente de fumar, por força maior, sem problemas.
A D.E. ressalta que a própria Providência Divina nos põe provas e exemplos para que tomemos novas condutas e se persistimos no erro haveremos de sofrer.

Mas como transformar?
No livro Reforma Íntima sem Martírios da autora espiritual Ermance Dufaux – psicografia de Wanderley de Oliveira nos trás um capítulo inteiro com instruções certeiras para nosso progresso moral.Um livro que nos deveria acompanhar por toda a nossa trajetória.

O processo de transformação do ser, conforme ensinam os Bons Espíritos da codificação é o conhecimento de si mesmo, através de um trabalho processual.
Olhar-se para dentro de si exige uma nova ética consigo e com a vida. Reconhecer-se imperfeito em busca do melhor sem culpas, autopunição ou baixa auto-estima.

Culpa – é comum recebermos mulheres que abortaram no passado e sentem culpa profunda, mas a D.E é clara quando instrui, tal qual Jesus, a mudar a conduta (“Vá e não peques mais) e fazer diferente. Ainda sugere, para ressarcir o erro cometido trabalhar na filantropia com crianças carentes, idosos ou qualquer outra.
Auto-Punição – ainda existem religiões que pessoas se auto-flagelam em busca de purificação – absurdo total – pois sabemos que nossa melhora e crescimento espiritual se dão justamente quando pratico ações úteis a mim e ao meio em que vivo. De que serve este auto-flagelar senão para danificar o veículo/matéria que me ajuda a cumprir meu papel aqui na terra?
Baixa auto-Estima – Pessoas que se mal julgam o tempo todo não somente no que diz respeito á sua aparência como também suas condutas (...) O que fazer? Caímos naquela afirmativa de A.Einstein; “como eu quero resultados novos se continuo fazendo as mesmas coisas”? (...) Se não estou feliz com meu peso que eu me esforce para emagrecer/Se não gosto de minha aparência que eu olhe aquele outro que não tem pernas ou braços/Se tenho esta ou aquela dificuldade de raciocínio que eu passe a me esforçar mais e mais... Não há quem não seja capaz! Todos somos! Se quiser ser bom dançarino primeiro aprenda depois pratique muito tanto quanto possível... e assim para tudo e todas as coisas... somos sempre capazes de tudo... alguns terão mais facilidade para isto ou aquilo mas todos serão capazes se esforçarem ex. A.Einstein na escola.

Para que mudanças ocorram se faz necessário novas medidas. Ermance Dufaux sugere que sigamos alguns passos para nos auto-transformarmos:
1. Postura de aprendiz – Jamais perder o interesse em buscar o novo.
2. Observação de si mesmo – estudar e conhecer sobre nossas emoções – se positivas ou não.
3. Renúncia – Seletividade social dos ambientes e costumes (ex. alcoólico/bar)
4. Aceitação da sombra – compreender que ainda não sou perfeito mas quero e preciso mudar.
5. Auto-perdão – sem auto flagelos.
6. Decisão de crescer – ter como objetivo evoluir em todos os sentidos, esforçar-se mais, ler mais, aprimorar-se como ser.
7. Vigilância – Cuidar da vida mental sempre voltada a ideais enriquecedores.
8. Trabalho – Segurança e defesa segundo espíritos superiores, pois enquanto estamos ocupados não damos abertura para pensamentos funestos.
9. Oração – Sem dúvida é uma terapia para nossa mente e nos aproxima de nossos amigos do plano maior a nos intuir melhores atitudes, decisões e uma vida mais acertada.
10. Tolerância – principalmente para com aqueles que pensam diferente, a D.E. lembra-nos que cada qual está em um nível diferente e não podemos obrigar ninguém a pensar como nós.
11. Amor – Não há quem de qualquer seita, religião ou doutrina discorde que somente o amor encobre multidões de pecados... e quantos são os que nos deram exemplos vivos de amor: Jesus, Madre Teresa, Chico Xavier todos estes abnegados por amarem incondicionalmente.
12. Socialização – Os amigos espirituais nos instruem a vivermos sempre de forma afetiva para com todos os que vivem á nossa volta, pois a destinação final de todos nós será realmente vivermos uma grande família espiritual.
13. Caridade – A.Kardec juntamente com os amigos espirituais evoluídos nos apontaram a bandeira “Fora da caridade não há salvação” justamente porque sabiam que o ser quando despojado de orgulho, vaidade e disposto a ajudar o próximo mais necessitado haverá de crescer espiritualmente reconhecendo-se feliz!

Sejamos nós celeiros de bênçãos para o mundo em que vivemos!
“Que nos tornemos a mudança que queremos no mundo”
Mahatma Gandhi

Muito obrigada por sua atenção. Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário