AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

AMOR - Palestra

O tema de hoje tem como fonte de consulta o L.E.886 e Leis Morais da Vida – Joanna de Angelis / Divaldo Pereira Franco – Itens 55 e 60

Quando falamos de amor a primeira imagem que nos vem a mente é a figura do nosso querido Mestre Jesus que mesmo, no último instante de sua vida, pregado à cruz após ter sofrido todo tipo de crueldade, humilhações e injustiças rogou à Deus para que perdoasse os homens porque eles não sabiam o que estavam fazendo.

Jesus, nosso Mestre e Guia foi o único homem encarnado no orbe terrestre que realmente amou profundo e indistintamente todos os seres , deixando-nos os mais lindos ensinamentos.

Hoje quando lemos, estudamos ou mesmo assistimos na TV filmes sobre a Vida e Morte de Jesus mal podemos acreditar que alguém pudesse ter praticado tanta crueldade com um homem como Jesus que somente pregava amor e paz.

A Doutrina Espírita nos esclarece que todos os seres têm dentro de si a essência divina que é o amor – desde o homem aparentemente mais embrutecido ao mais culto. Todos, sem exceção, possuem a centelha deste fogo sagrado. Resta-nos saber como alimentá-la, enriquece-la e utilizarmo-nos de todos os meios para fazê-la crescer.

Fénelon em seu texto do E.S.E. afirma:
“A terra transformar-se-á em um paraíso quando os homens aprenderem a amarem-se indistintamente”

Madre Tereza de Calcutá quando interrogado sobre qual seria a sua religião ela, sem o menor constrangimento afirma:
“Minha religião é o amor!”

Joana de Angelis no livro Auto-descobrimento define:
“O Amor é o poder criador mais vigoroso de que se têm notícias no mundo”

Izaias Claro em seu livro Depressão (causas,conseqüências e tratamento) afirma:
“O amor sublimado é medicação em nossas feridas morais e emocionais”

E, nós espíritas, entendemos hoje como uma das formas mais sublimadas de amor é a pratica da caridade desinteressada:
Doar-se sem querer nada em troca.

Ex. Não há quem, ao praticar caridade,  não se sinta recompensado por si só porque angaria para si a presença destes tantos amigos de luz desencarnados que comungam conosco do mesmo ideal de amor em cristo e que se felicitam em ver-nos no caminho correto.

O livro Leis Morais da Vida,objeto de nosso estudo, Joanna é muito feliz em lembrar que ante o amor “A dificuldade torna-se desafio...
- A dor faz-se teste,
- A enfermidade constitue resgate,
- A luta se converte em experiência,
- A ingratidão ensina,
- A renúncia liberta,
- A solidão prepara,
- O sacrifício santifica!”

Todos nós necessitamos de amor; E se hoje buscamos de alguma forma a Deus, qualquer que seja a nossa crença é justamente porque eu quero resolver os meus problemas, curar minhas feridas, saciar a minha sede e fome...

E a D.E., através dos ensinamentos trazidos por Espíritos Superiores nos conforta ao  mostrar que todos os seres da Terra estão fadados a viverem felizes mais dias menos dias... A de se haver esforço de nossa parte para que possamos atingir a tão almejada felicidade mais rapidamente.

Não existe ninguém que não tenha na sua essência o sublime amor de Deus. Acreditem que mesmo aquele ser que nos parece embrutecido têm dentro de si esta centelha, observemos:

- Quando vemos pessoas solitárias a cultivarem plantas devemos enxergar ali a presença do amor...

- Há tantos outros que dedicam suas vidas a cuidarem de seus animais de estimação de uma forma única ; Está aí tb a presença do amor...

Em nenhum momento devemos julgar quem quer que seja como um ser frio, calculista ou desumano “por completo” . Todos carregam identidades por nos desconhecidas e não nos cabe apontar seus erros.

Ainda no Livro Depressão Izaias Claro nos afirma ser o Egoísta/egocêntrico/orgulhoso um espírito emocionalmente imaturo, carente de amor e aconselha à todos que trabalhemos o auto-amor pois somente podemos dar aquilo que temos e conhecemos e quanto mais amor dermos mais receberemos.

E a todos aplicamos a Terapêutica do amor:

Temos hoje nos Centros Espíritas o Plantão de orientação que atende um número grande de pessoas e que tem voluntários repletos de amor para este serviço, pessoas amorosas que vez ou outra tem problemas maiores até do que seu atendido mas sabedor do grande amor de Cristo e com a certeza de que “tudo passa” .

Este mesmo plantão de orientação também se estende aos tantos companheiros desencarnados que ainda não encontraram sua luz e que vêm também em busca de ajuda... Muitas vezes companheiros menos felizes com sentimentos funestos como ódio, vingança, falta de perdão em profundo sofrimento de alma.

E nossos amigos que trabalham neste atendimento nas reuniões mediúnicas o que usam senão a terapêutica do amor para tocar-lhes o coração e faze-los enxergar luz na escuridão.

Quando Sócrates, sábio filósofo grego afirmou “Conheça-te a ti mesmo” e depois ainda tivemos o complemento com Jesus “Conheça a verdade e a verdade vos libertará” o que poderíamos entender senão que o caminho para nos ajustarmos as leis divinas seria senão o auto-aprimoramento.

No Livro Reforma Íntima sem Martírios de Ermance Dufaux psicografado por Wanderley de Oliveira nos ensina o que devemos fazer para nos auto melhorarmo-nos afirmando ser o caminho seguro para nos assemelharmos a Jesus.

Se Jesus deixou-nos seu legado e a D.E. nos certifica de que somos Espíritos Imortais em constante evolução através da reencarnação entendemos que temos tempo para evoluir ao ponto de atingirmos sim a perfeição de Jesus. E agora podemos entender quando O Mestre disse Sedes Perfeitos!

E se hoje já entendemos ser o amor o melhor caminho para a felicidade, pois nos proporciona lenitivo para nossas dores comecemos agora.

E se também compreendo que para dar amor eu preciso me amar primeiramente. Entender que se errei no passado é porque eu desconhecia a verdade e hoje eu me perdôo... Faz-se necessário a pratica do auto-perdão... O que passou, passou – hoje eu sou melhor do que ontem e amanhã serei melhor do que hoje. Ao auto- analizarmo-nos conseguimos identificar nossas mazelas e corrigi-las paulatinamente – não é um processo fácil, mas faz-se necessário.

Gostamos muito da passagem do evangelho onde Santo Agostinho nos conta que todos os dias, antes de dormir, ele reflexionava sobre todos os seus atos do dia e ao identificar algo errado ele tratava de corrigir na primeira oportunidade!

Uma excelente forma de compensar nossas falhas pretéritas e ainda iniciarmos a pratica do amor é através da caridade. Quando nos doamos com desprendimento e humildade pouco a pouco vamos fazendo crescer a semente de amor existente em nós.

Um chavão do Espiritismo lançado por Allan Kardec é a frase: “Fora da caridade não há salvação”

Mas a D.E. nos alerta ao interpretar o mandamento de Jesus “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” lembrando-nos que devemos iniciar a pratica da caridade com os nossos entes queridos, marido, filho, pais... Compreendendo que se têm defeitos nós também o temos justamente por não sermos perfeitos ainda.

Gostamos muito da frase de André Luiz no livro Agenda Cristão: “Perdoa porque há dias em que tbém necessitamos de perdão”

Se formos mais pacientes, tolerantes, compreensivos com os que compartilham a jornada conosco estaremos aí, sem dúvida alguma, iniciando nossa evolução e aprimoramento moral. Estamos no momento certo, com as pessoas certas para meu auto ajuste perante as leis de Deus. Chico Xavier afirmava, em várias de suas preleções, que todos que circundam nossas vidas são por vezes nossos mestres e outras tantas nossos alunos. Quantas lições não retiramos de uma dificuldade familiar.

Precisamos coragem não desistamos do amor pois Jesus já nos afirmou por muitas vezes que somente o amor encobre multidões de pecados!

Quando falamos de amor podemos apontar o amor materno como sendo o que mais se aproxima do amor desprendido de Jesus que nada pede em troca. Mas não podemos deixar de desconsiderar e lembrar que a presença do amor está em pequenos gestos:

Uma gentileza dispensada, um bom dia com um sorriso sincero, uma palavra de conforto, um olhar amoroso ao mendigo da calçada.. Todas estas sutilezas são exercícios para alcançarmos o verdadeiro amor.

Precisamos parar de exigir troca por tudo o que fazemos não nos esqueçamos de que Deus julga através de nossas reais atitudes. Se faço algo de bom e recebo em troca ingratidão vibremos para que este Espírito evolua.

Não devemos esperar nada de ninguém ou nos frustraremos porque sabemos que o homem ainda não atingiu a perfeição e muitas vezes sequer sabe o significado da gratidão...

Faça sempre tudo o que puder para seu semelhante indistintamente e sua vida transformar-se-á em um mar de bênçãos, pois eflúvios de amor se farão presente onde quer que andares.

E para colorir nossa exposição gostaríamos de ler para vocês uma poesia de uma de nossas crianças da U.L.P. de Guarulhos, Kátia Capdevilla de 33 a. que apesar de surda e muda nos brinda com lindas poesias que escreve através do sistema de símbolos ajudada por voluntários:

Um amor especial
Katia Capdevilla

Eu acredito que o amor é um sentimento que irá dominar o coração da humanidade.
Mas como chegar a este sentimento, quando muitos colocam que o amor de mãe é o que mais se aproxima a este sentimento ( amor de entrega, de doação).
Agora fico pensando, eu que não sou mãe e minhas colegas que também não são. O que é ser mãe?
Enquanto penso, observo dia a dia, que estamos contribuindo com este sentimento, através da amizade; pois eu acho que aos poucos vamos pensando mais nos outros, nos preocupamos e cuidamos das pessoas; acho que se aproxima do amor de mãe dessa forma, mas sei que não é a mesma coisa.
Acho que a amizade se torna cada vez mais especial e aqui lembro-me das companheiras de quarto, dos funcionários e dos visitantes; e este sentimento se torna um amor especial.

Assim como a Kátia existem outras crianças que escrevem lindas poesias como esta que vocês poderão ler acessando o site das Casas André Luiz e abrindo o blog das pacientes.
Muita Paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário