AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 28 de julho de 2010

SONO E SONHOS - Palestra L.E. Q. 400 - 412

Este é um dos temas que desperta a curiosidade humana desde a Antiguidade quando os sonhos eram considerados proféticos.

Temos inclusive em Gênesis na Bíblia a passagem onde José interpreta o sonho do Faraó que havia sonhado com sete vacas magras e sete vacas gordas... José disse então para o Faraó que o reino sete anos de plena fartura e prosperidade seguido de sete anos de total penúria... Aconselhou o Faraó a guardar suprimentos dos anos fartos para que não faltasse alimento nos outros sete anos de fome. Assim se fez e a profecia se realizou... José salvou o reino da fome!

Essa fase profética foi derrubada por Freud quando se estabeleceu a sua ligação com o inconsciente e nos anos 50, a ciência passou a entender os sonhos como descarga importante de informação, funcionando inclusive como uma estratégia de sobrevivência, pois justamente quando o homem atinge todas as fases do sono e passa a fase do sonho ele recupera suas energias vitais evitando o surgimento dos distúrbios do sono como...

1. Insônia – dificuldade de realizar o sono;

2. Hipersonolência – quando dormimos em qualquer lugar e hora;

É justamente com a intenção de solucionar problemas de distúrbios do sono que a ciência está constantemente estudando o sono.

Para o espiritismo o sono é importante não somente para que o físico se recupere, mas também é quando o corpo perispiritual se liberta deixando o laço que o une ao corpo mais solto. E a este estado chamamos de emancipação parcial da alma.

O espiritismo nos esclarece que o espírito jamais está inativo pois enquanto o corpo físico dorme o espírito liberto vai “a viagem/ao passeio” no mundo espiritual ou mesmo no próprio mundo carnal e poderá visitar outros espíritos que lhe são afins, estudar, participar de atividades edificantes, trabalhar, receber conselhos ou sugestões de seus mentores entre outras atividades dignificantes ou não, conforme a evolução do espírito, O SONHO é nada mais nada menos do que as lembranças que o cérebro físico registra durante estes passeios.

Classificação – No livro “Estudando a Mediunidade” – Martins Peralva classifica os sonhos como sendo Comuns, Reflexivos e Espíritas.

Comuns – Refletem a vivência do dia a dia, o espírito flutua na atmosfera sem se afastar muito do corpo, mergulhando em pensamentos que povoam a sua memória recente.

Reflexivos – O perispírito já alcança uma vibração acentuada podendo ter lembranças do passado, receber esclarecimentos e até lições e conselhos de espíritos.

Espíritas – Quando a exteriorização do perispírito é ampla podendo encontrar com parentes, amigos, instrutores e também com inimigos de ontem e hoje.

Na literatura espírita temos inúmeros exemplos de sonhos com a emancipação da alma, comprovando assim a importância do sono e dos sonhos.

1. Leon Denis – “No invisível” conta que em uma determinada época estava seriamente adoentado, mas os médicos não descobriam a causa. Como isto era motivo de grande preocupação frequentemente sonhava com assuntos relacionados à sua problemática até que um dia recebeu a revelação, através de um sonho, da causa de sua enfermidade, buscou médico que comprovou a suspeita e curou-o.

2. Camile Flammarion “O desconhecido e os problemas psíquicos” faz a citação de sonhos premonitórios entre eles um caso do Prof. de Música Sr.Henri Horet que sonhou com cinco caixões saindo de sua casa, dias depois houve um vazamento de gás morrendo lá cinco pessoas asfixiadas.

3. No livro “Os Mensageiros” cap.38 André Luiz narra que os espíritos superiores/mentores e orientadores espirituais utilizam-se do sono dos encarnados para instruí-los e ao acordarem lembrarão do que lhes for importante e útil.

4. Também no livro “Missionários da Luz” cap. 8 confirma que, durante o sono, o desprendimento não somente nos conduz aos locais de nossos interesses junto aos espíritos afins como também para tarefas de estudos e esclarecimentos.

Visitas de vivos –
Também podemos visitar pessoas encarnadas e com elas conviver de maneira superior ou inferior conforme evolução de cada ser. Ex. Divaldo Pereira Franco conta que não raro sonhava com seu amigo Chico Xavier e esclarecia dúvidas à cerca de uma ou outra questão.

Pesadelos –
Sabemos que nossos amigos espirituais estão em toda parte, portanto há também influência dos espíritos sobre nosso sono e é assim desde época remota. Através do Espiritismo, sabemos da presença de espíritos, bons e maus, assim como vemos, entre nós, todos os dias, pessoas de boa ou má índole.

Os pesadelos podem significar recordação de vidas passadas, esquecidas em nosso inconsciente ou a ação espiritual do encontro com outros espíritos. Geralmente, causam uma emoção perturbadora e forte aflição. Não há como diagnosticá-los objetivamente. Quando se relacionam a vidas passadas, comum é o desencavar de sentimentos ou sensações de experiências vividas, dramáticas ou violentas, que nos causam medo. Se você recordar os pesadelos, verá que são situações que se repetem e que demonstram um temor íntimo que voltem a ocorrer na vida presente.

O terapeuta Osvaldo Shimoda relata um quadro clínico resolvido por Terapia de Vidas Passadas (TVP).

Uma jovem tinha pesadelos desde a infância, quando acordava chorando, sem lembrar-se da experiência que vivera em sonho. Ao submeter-se à regressão contou passagem de vida anterior onde estava presa pelas pernas. Dizia : “Estou deitada no chão em um cômodo, as minhas pernas estão amarradas com cordas, presas a um barril. Foi a minha mãe que me prendeu. É a minha mãe da vida atual. É o mesmo olhar profundo (os pacientes costumam identificar as pessoas que estiveram com eles em suas vidas passadas através do olhar). Ela não quer que eu fique com o homem que amo. Ela tem medo de me perder, quer me ver sempre por perto. Me amarrou para que eu não me encontrasse com ele”. Naquela época, a jovem faleceu antes de completar 20 anos e seu mentor espiritual observou que mãe, filha e o rapaz por quem se apaixonara teriam nova experiência juntos, numa encarnação futura. “Nós precisamos completar uma missão juntos", disse a jovem, ainda em transe.

Ao fim de quatro sessões de regressão, a paciente disse que não tinha mais pesadelos. Aquela tristeza profunda que vinha do nada tinha passado e estava bem mais calma. Não pensava mais em querer fazer tudo ao mesmo tempo para não ‘perder seu tempo’, pois entendera o porquê dessa ansiedade de querer viver. Eis aí um exemplo do que alguns chamam de "resgate"; um acerto de contas a que todos nos submetemos.

Embora tenha particularmente restrições à TVP quando buscada como mera curiosidade, reconheço que é um instrumento eficaz quando trata de dramas encravados no inconsciente de uma vida anterior.

Recordação dos sonhos –
Os espíritos superiores dizem que embora, durante o sono físico nosso corpo perispiritual liberta-se e consequentemente sonhamos todos os dias nem sempre lembramos porque como o corpo é matéria pesada e densa dificulta a conservação das impressões recebidas do espírito emancipado.

Mas também esclarece que se houver alguma informação importante/instruções necessárias será concedido a lembrança mais à frente.

Significação dos Sonhos –
É absurdo, segundo L.E., atribuir e crer que sonhar com tal coisa significa isto ou aquilo. Como a maioria dos sonhos são sonhos comuns, pois o homem atual na sua maioria ainda está muito voltado às coisas materiais ele sonha com o seu dia a dia que se confundem em coisas, símbolos e situações ligadas as suas preocupações.

Portanto dicionários de sonhos não têm utilidade efetiva senão para que o autor venda sua obra.

Os espíritos nos indicam bons ou maus caminhos a seguir de acordo com nossa afinidade e evolução!

Preparo para dormir –
Como é através do sono físico que o perispírito se liberta e sabemos que o espírito não fica inativo nem mesmo quando dormimos precisamos nos preparar muito bem para dormirmos.

No livro “Espiritismo Aplicado” Elizeu Rigonatti diz que para termos um bom sono, que ajude o nosso espírito desprender-se com facilidade do corpo é preciso que prestemos atenção em nosso dia a dia,

- vícios atrapalham o sono físico e leva o espírito a procurar seus afins,

- Preocupações exageradas não repousam a alma e fazem com que o espírito fique preso às idéias da matéria,

- Excitações antes do sono como filmes e programas de TV sensacionalistas também atrapalham o sono.

- Evitar comer em excesso antes de dormir.

- Fazer prece e leituras edificantes ajuda o espírito na hora de seu desprendimento parcial, favorecendo visitas mais felizes...

É comum vermos pessoas dizendo que dormiram muito mal, apesar de dormirem a noite inteira...É como se não repousasse, não tivesse dormido...Motivo disto geralmente é a falta de preparo para o sono e consequentemente sono onde o espírito fica preso as circunstâncias materiais.(...)

O Espiritismo no entanto nos convida a reflexionarmos sobre como estamos levando nossa vida, já identificamos nossas mazelas, já estamos tentando os caminhos para uma auto-transformação? (...)

Muito obrigada por sua atenção.

Paz e Luz a todos!
Silmara Garcia

Nenhum comentário:

Postar um comentário