AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Livre Arbítrio

Cada espírito, encarnado ou desencarnado, tem o poder de fazer o que bem entender de sua vida: um direito dado por Deus a todos os seus filhos.
Todos os espíritos foram concebidos simples e ignorantes, tendo a eternidade para retornar ao Criador, puros e experientes, pois uma das poucas coisas que todos os seres almejam é ser feliz.
“Muitos são os chamados e poucos os escolhidos”, pois a escolha quem faz não é Deus, e sim cada um de nós.
O ditado correto é:
“Muitos são os chamados, mas poucos se fazem escolhidos.”
Livre-arbítrio quer dizer que somos responsáveis pela nossa vida, que temos, em nossas mãos, as “rédeas” de nosso destino. Isso nos tira completamente a responsabilidade sobre a vida e as decisões de outras pessoas, mas nos deixa inteiramente responsáveis pelas nossas.
Temos o poder de “plantar” o que quisermos em nossa vida, deixando-nos conscientes de que tudo que nos acontecer é a “colheita” do que fizemos de bom e de ruim para nós mesmos e para os outros, nesta e em outras vidas; não como punição divina, mas como uma alavanca de evolução espiritual, baseada no principio da ação e reação.
Se o livre-arbítrio nos deixa responsáveis somente pela nossa vida, nos traz grande paz saber que não está em nossas mãos o destino de outra pessoa, mesmo que seja um familiar ou amigo, porque eles também têm o próprio livre-arbítrio.
Partindo desse principio lógico, não se ajuda quem não quer ajuda, não se encaminha para a luz aqueles que querem as trevas.
Por mais triste que seja ver uma pessoa querida cometendo erros, perdendo-se em vícios físicos e mentais, sempre se volta ao ponto de partida: o livre-arbítrio.
Os conhecimentos e ensinamentos estão em todos os lugares, basta procurá-los; mas a maioria prefere aprender sobre a vida “quebrando a cabeça”, ao invés de usar os ensinamentos deixados por Cristo para evoluir.
O mundo não tem de mudar para você estar de bem com você mesmo.
Quando você muda para o mundo, o mundo muda para você.
Algumas pessoas conseguem enxergar e tirar o que há de bom nas outras.
Outras somente enxergam os defeitos e o que há de ruim.
A maioria fica torcendo para que os outros não “melhorem de vida”, ao invés de tentar melhorar suas vidas, porque não querem ter o termo de comparação: fulano está bem e eu não.
Ninguém faz você infeliz sem o seu consentimento, pois a vida é feita de escolhas. Assim use o seu livre-arbítrio para ser feliz e buscar a sua paz.
Pense no Universo como uma grande escola, em que cada planeta é uma série e onde você tem de “passar de ano”, onde alguns passam e outros têm de repetir.
Cada um tem o livre-arbítrio de querer ser “um aluno dedicado ou não”. Isso não quer dizer que cada espírito tenha de passar por todos os planetas. Existem vários planetas com o mesmo nível de evolução.
Com o livre-arbítrio, cada um leva a vida que quer, do jeito que bem entender, mas também vai colher tudo o que plantar.
A vida é terra fértil.

Livro dos Espíritos - Allan Kardec
Depois da Morte - Léon Denis

Nenhum comentário:

Postar um comentário