AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Parábolas de Jesus - E.S.E. Cap.XXIV

Este capítulo do E.S.E. faz-nos refletir de quantos são os que chegam a uma Casa Espírita e não têm ainda noção exata do que irão encontrar. Muitos que desconhecem da D.E.  têm  medo, em pleno século XXI quando a D.E. já passa dos seus 150 anos de divulgação.

Ex. Quando eu cursava o 3º. Ano de Doutrina minha professora contou que quando ela trabalhava como voluntária  no Centro da V.Gustavo/Zona Norte de São Paulo,  havia um grupo de religiosos que não passava na frente do Centro, de jeito nenhum, o grupo fazia um círculo atravessando a rua só para não passar nem perto...

Muitos dizem que os espiritas são tímidos, que deviam falar mais alto... Mas a razão nos permite refletir e acreditar que cada qual no seu tempo de entendimento.

Infelizmente muitos são os que vêem a D.E. de forma preconceituosa por ainda estarem vivendo um período de infância espiritual. A Maturidade faz com que, mesmo que eu não concorde com este ou aquele preceito, esta ou aquela pessoa, eu respeite e aceite toda e qualquer diferença.

Mas também sabemos que ainda temos um longo caminho a percorrer lembrando que nossa Doutrina não nos permite parar no tempo e sim nos convida ao constante estudo para que continuemos a evoluir incessante.

As parábolas de Jesus
Se em pleno sec. XXI onde a ciência e a tecnologia caminham quase que com a rapidez da luz, ainda encontramos resistência em verdades esclarecedoras e consoladoras como trás o espiritismo imaginem na época de Jesus? Imaginem se ele dissesse claramente o que queria dizer? O que seria dele?
Provavelmente teria sido pregado na cruz antes de ter cumprido sua missão (...)

Pois é companheiros, Jesus falava em parábolas para que os homens compreendessem da Doutrina de amor, por ele pregada, de acordo com o patamar evolutivo de cada um, cada qual de acordo com seu limite.

Quando os apóstolos perguntaram a Jesus porque ele falava em parábolas ele próprio disse que não estariam em condições de compreender certas coisas, “precisavam ainda ter olhos de ver e ouvidos de ouvir” (...)

Jesus sabia que as gerações passavam pela infância, juventude e madureza e todas as coisas deveriam vir a seu tempo. Como era um ser de evolução absoluta ele sabia que a Providência Divina revelaria a verdade de forma gradual à medida do amadurecimento de cada um.

Sempre foi assim e sempre será, e é assim em todas as religiões... todos sempre tiveram o seu lado misterioso que infelizmente só fazem atrasar o progresso na atualidade.

Em meados do início do sec. XX com o avanço da Ciência e Tecnologia e a vinda de homens inteligentes na Terra houve um revolucionismo religioso, pois não havia mais tempo para mistérios e ocultismo. Homens passaram da fé cega ao puro ceticismo, o movimento materialista aumentou e aumentaram também as crises, os suicídios e desmotivados da vida...

Foi justamente nesta época que a Espiritualidade trouxe a nova revelação que foi a D.E. para que a humanidade pudesse libertar-se de seus equívocos e abraçar uma Doutrina raciocinada com seus três grandes braços: filosófico, científico e religioso.

Lembrando que Allan Kardec fez questão de esclarecer que a religião deverá sempre estar de mãos dadas com a ciência e que esta última verdade (a ciência) deverá prevalecer sempre.
Homens inteligentes da época tiveram oportunidade de realinharem suas ideias e a fé raciocinada tomou seu lugar, pois não havia mais dúvidas para quem quer que estudasse a D.E. que o espiritismo havia vindo lançar luz sob um monte de pontos obscuros e esclarecer o que não passava de um enigma.

Candeia sob alqueire
Portanto a luz da verdade deverá sempre estar acima de tudo. Toda e qualquer forma de preconceito ou ignorância não cabe mais na época em que vivemos.
Temos ainda muitos que colocam a Candeia debaixo do alqueire ao omitirem certas verdades que a D.E. veio desvendar. Incrédulos sistemáticos, fanáticos e mesmo alguns adversários interessados em manterem seus tantos seguidores na ignorância por interesses funestos.
Vamos nós continuarmos a acender a luz da razão, estudando, aprendendo e evoluindo dia a dia, pois como disse Jesus:

“Conheça-te a verdade e a verdade vos libertará”

Tal qual pensamos, precisamos colocar bem alto nossa candeia para que outros sejam esclarecidos e libertos de um cárcere absolutamente retrógado e repleto de conceitos obsoletos.

E como Jesus disse aos apóstolos:
(...) Ide e pregai: Mas não ir aos gentios (...)
Na época os gentios eram considerados um povo cético que não estariam preparados, naquele momento, para ouvirem qualquer que fosse às verdades pregadas pelos apóstolos.
Jesus pediu para que os apóstolos fossem pregar aos que já haviam recebido, ao menos, a primeira semeadura. O povo Judeu preparado por Moisés e pelos Profetas.

Essas mesmas regras podem facilmente ser aplicadas aos adeptos e divulgadores do espiritismo.
Não há como semear ideias a fanáticos desinteressados em mudar de opinião, pois se encontram ainda presos a conceitos e escrituras compreendidas de acordo com seus próprios interesses.
Pessoas que jamais abriram se quer um dos livros da codificação para tentar, ao menos, compreender ou ter bases solidas para contradizer.
Não há mais tempo para manter véus em nossos olhos... Os tempos são chegados e já é hora de libertarmos e crescermos espiritualmente.

Os sãos não precisam de médicos
É conhecido na história que Jesus desde adolescente já falava aos doutores tal era seu grau de evolução. Mas sua pregação era feita entre os mais humildes, pobres e deserdados porque eram justamente estes que mais necessitavam de seu amparo.
Hoje D.E. esclarece, erguendo a bandeira “Fora da Caridade não há Salvação” que somente através da ajuda ao próximo é que nós próprios evoluiremos e receberemos auxilio do alto.
E quando o falamos de caridade precisamos lembrar-nos de sua amplitude – não estamos falando apenas de caridade material, mas sim de tantos doentes de alma precisando urgentemente de médicos da paz, do amor, semeadores da luz de Cristo:

Uma palavra de consolo (...)
A doação dos ouvidos (...) são tantos os que se sentem sós e necessitam de um desabafo!
Compreender, tolerar e aceitar este ou aquele mais difícil (...)
Companheiros, tantas são as formas de caridade que não há quem não tenha para doar.
Quantos são os que precisam de Médicos de almas senão:
- Os encarcerados (...)
- Os idosos abandonados em asilos (...)
- Os órfãos (...)
- Os desprezados (ULP) (...)

Portanto, nós também devemos nos encorajar para tratar de tantos que nos circundam e que clamam por nosso apoio, carinho e compreensão.
Quando Jesus disse “Os sãos não precisam de médico” talvez quisesse dizer-nos olhe e veja quantos a sua volta estão em pior situação e precisam de seu amparo.

A coragem da fé
Desde os primórdios todo aquele que defendia uma nova verdade era perseguido.
De Sócrates a Jesus...
Do início da D.E. até nossos tempos...
Mas felizmente hoje os cristãos não são mais lançados aos leões por defenderem suas ideias.
Quando do início da D.E. sabemos da grande dificuldade, pois as pessoas eram presas se fizessem reuniões espíritas. Os Espíritas da época eram muito perseguidos pela igreja que dominava e  tinha voz ativa perante a lei.

Ato de Fé – Livros de A.K. foram queimados em praça pública para que a D.E. não fosse divulgada.

Mas como a verdade sempre prevalece a D.E. está crescendo cada vez mais e é preciso de coragem para manter acessa nossa fé raciocinada acessa porque sabemos o quão libertadora ela é.
Coragem para estudar, deixar o homem velho, assumir novos valores e evoluir como ser integral rumo a mundos melhores e mais felizes.

Carregar a Cruz
Cada qual lutando sob toda e qualquer tribulação que muitas vezes a fé provoca, pois quando assumimos novas verdades nossos valores mudam e vez ou outra os que estão à nossa volta não compreendem. Mas não precisamos temer porque, nossos queridos, ao verem a nossa mudança para melhor certamente ficarão felizes.
E nós mais ainda porque sabemos que é através da fé raciocinada que a D.E. sinaliza é que encontraremos a paz o amor e um  caminho pleno, doce e absolutamente lindo às sendas de nossa evolução!

Muito obrigada por sua atenção.
Paz e Luz a todos!

Um comentário:

  1. Olá amigo, seu blog foi selecionado para ser um Blogueiro responsável. Selecionamos os blogs mais influentes dentro de cada área, e estamos convidado os mesmos para participar da campanha de Marketing Digital da Casa Ronald McDonald RJ. Caso você queira participar, pedimos que envie um email para midiassociais@casaronald.org.br para que possamos explicar melhor como funcionaria!
    Será um prazer ter seu blog como parceiro da Casa Ronald McDonald. Abrace a casa. Esperamos seu contato.
    Abraços

    ResponderExcluir