AGORA TAMBÉM TRADUZIDO PARA INGLÊS E FRANCÊS

Espiritism&AllanKardec

S'il vous plâit, en cas de doute, écrivez à:
Please, if in doubt, write to:

silmaragarcia@br2001.com.br



V I S U A L I Z A Ç Õ E S

27.000

Congratulations for this blog

Congratulations for this blog
Trabalhadores da Paz

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SUICÍDIO - "Céu e o Inferno" A.Kardec Parte II - Cap.V

 O tema de hoje é um dos temas mais solicitados dentre os inúmeros que Nossa Casa tem abordado justamente por ser bastante polêmico e apresentar-nos algumas particularidades e também por ser, o suicídio, uma das mortes de maior impacto para todos e o porquê não dizer muito triste!

Nós Espíritas sabemos que estamos temporariamente neste envoltório material, pois a nossa Pátria verdadeira é a Espiritual e todo e qualquer pesar é de ordem temporária e tem como finalidade nos evoluir como espíritos que somos. E é justamente esta certeza que a D.E. fornece que trás imenso conforto diante de nossos constantes desafios próprio de nosso planeta de Provas e Expiações.

Suicídio para a D.Espírita:
O suicídio para a D.E. é falta de resignação às Leis Divinas, total falta de fé em dias melhores e o resultado de um imenso desequilíbrio emocional que precisa ser tratado na origem e que nem sempre é resultado de uma má ação desta presente encarnação. Motivo este pelo qual se faz necessário o constante vigiai e orai que nosso querido Mestre Jesus nos chama atenção.

Formas de suicídio podem ser através de:
- Ato voluntário, 
- Ato voluntário induzido, (obsessores)
e ainda de duas formas:
– Consciente, (planejado)
- Inconsciente (provocado) 

Ato Voluntário – quando se tira a vida por influencias de ordem material (paixões/materialismo exacerbado) .
Ato Consciente – quando se premedita a ação e se vai às vias de fato sem qualquer influencia externa.

E como exemplo disto temos o caso do Sr. Felicien no Livro Céu ou Inferno cap.V ele era Ateu e muito materialista por ter perdido toda a sua fortuna não encontrou outra saída senão tirar a própria vida enforcando-se no próprio quarto .

Sr.Felicien, quando na sua manifestação, narra que se encontrava em um local de muitos gritos, risos e zombarias e que se reconhecia agora liberto da vida material, mas não de seus tormentos de ordem espiritual que enquanto na terra desconhecia por completo. Narra ainda que já havia se suicidado em outras quatro encarnações, sempre sucumbindo à mesma prova, rogava por preces. O grupo que recebia aquela manifestação passou a confortá-lo dizendo que Deus haveria de dar-lhe nova oportunidade e certamente, mais consciente, ele haveria de vencer!

Ato voluntário induzido – quando recebe influências de espíritos obsessores e não encontra forças para resistir.

Caso do Sr.Antoine Bell no Livro Céu e o Inferno; Livreiro que se matou por envenenamento. O Espírito manifestado conta que em vidas pregressas ele próprio matou seu rival amoroso envenenado e seguidamente enforcou-se por não ter conseguido conviver com a culpa. Na vida atual ele era perseguido pelo pai de sua vítima que o atormentava fazendo-o lembrar o tempo todo do ato que cometera.

O tormento contínuo, sem prece e sem o vigiar constante o levou a um tormento insuportável induzindo-o a loucura . O espírito narra ainda que reconhece sua culpa, mas sabe que como fora muito influenciado por um obsessor ele é considerado menos culpado do que os suicidas que tiram a vida pelo único fato de sua própria ação (livre arbítrio). Faz rogativas de preces para ele e para seu obsessor que ainda encontrava-se na condição de vingador.

Obsessor pode levar alguém ao suicídio?
Sim porque geralmente é causa de prova para a vítima, mas haverá sempre ajuda espiritual e deve-se resistir, pois será alvo das perseguições de maus espíritos enquanto houver abertura, mas que desistirão quando virem suas tentativas inúteis. (Ações no bem, no amor, na caridade, preces bem direcionadas sempre afastam qualquer ação do mal).

Suicidas inconsciente-indiretos
São provenientes de pessoas que não respeitam suas limitações quando encarnados, agridem sua saúde com exageros de toda ordem (vida desregrada, má alimentação, descuidos gerais ...) . Dependentes químicos em geral (fumo/álcool/drogas) .

Ex. Livro Nosso Lar – André Luiz relata sua própria história e seu espanto quando no plano espiritual for considerado um suicida indireto por ter mantido, enquanto encarnado, uma vida desregrada.

Incentivadores do Suicídio
Sem dúvida alguma a descrença na pluralidade das existências e o materialismo exacerbado são causas principais que levam o ser a cometer ato tão barbado.

Dr.Jorge Andréa no seu livro ‘Enfoques científicos da D.E.’ discorre sobre o assunto colocando que “O homem moderno materializou-se exaltando a tecnologia e ciência esquecendo-se por completo do lado espiritual, perdendo-se, desequilibrando-se emocionalmente".

Lenitivos:
Não podemos deixar de citar que nunca houve tantos incentivadores pró-vida como na época que estamos vivendo, existem livros fantásticos de auto-ajuda nos mais diversos títulos sem contar nas terapias alternativas que até a medicina já está aceitando como formas de elevar a qualidade de vida do ser .

Sem deixar de fazer a mais importante das citações de que o SER INTEGRAL necessita estar de bem não somente com sua vida material, mas principalmente com sua religiosidade. E já ficou provado que o individuo que tem práticas religiosas e tem fé em um amanhã melhor certamente supera com muito mais facilidade os reveses da vida. Ex. Ator Reynaldo Gianecchini. (encontrando força através do Espiritismo para enfrentar o Câncer).

Conseqüências:
Infelizmente há agravantes a atenuantes no suicídio com muito sofrimento para alma quando retorna no mundo espiritual ; - Remorso pelo ato falho; . -Lembranças constantes; . -Arrependimento; . - Tormentos .

Ex.: No livro Nosso Lar – André Luiz narra sobre as Zonas Umbralinas, quem viu ao filme haverá de lembrar com maior nitidez.

Joanna de Angelis – Após a Tempestade de Divaldo Pereira Franco nos fala sobre as conseqüências físicas quando o espírito volta a reencarnar na Terra:
- Aqueles que esfalecem o crânio: idiotia, surdez ou mudez conforme a parte do cérebro afetada.
- Afogados – Efisema pulmomar
- Enforcamento – reaparecem muitas vezes paraplégicos.
- Tiros no coração – Cardiopatias congênitas irreversíveis.
- Usuários de drogas/álcool ou venenos – Deformações congênitas, úlceras gástricas e cânceres.

Mas Joanna ainda acalenta e sugere
“Espera pelo amanhã, quando o teu dia se te apresente sombrio e apavorante. Se te aparecem insuportáveis às dores lembra-te de Jesus. Ora, aguarde e confia.”

Intenção
Claro que a D.E. é totalmente racional e confortadora e no L.E. temos informação dos Espíritos evoluídos que sempre será levado em consideração a intenção mas que para toda ação haverá, sem dúvida alguma uma reação.

Lembrando que o sofrimento do suicida não está ligado a uma punição divina, como muitas pessoas pensam . O sofrimento decorre da violação à Lei da Conservação e sendo efeito natural de uma desarmonização com a lei da vida.

Onde ficam os suicidas?
De acordo com o livro de Yvone Pereira “Memórias de um Suicida” um livro referência para este tema, os suicidas se encontram no “Vale dos Suicidas” que, embora ainda longe de zonas melhores, já é uma região de socorro e monitorada por espíritos na missão de resgatar para as câmaras de retificação.

Quando ocorre o resgate?
Todo suicídio produz traumatismo perispiritual e mental ficando o perispírito ainda impregnado dos fluidos vitais que deveriam ter sido utilizados na manutenção do corpo, o suicida sofre as conseqüências de ter rompido os laços de forças vitais que o prendiam ao envoltório material e que agora precisam se despojar. Esse período é de imenso sofrimento deixando o suicida em estado vibracional muito conturbado que naturalmente o mantêm nas zonas inferiores.

Somente quando o fluido vital começa a estinguir-se que o espírito suicida consegue sentir a presença de espíritos iluminados. Quando isto ocorre ele é imediatamente socorrido e levado para o Hospital Maria de Nazaré. (Livro Memórias de um suicida).

Doutrina Espírita conforta e desperta
Hoje, a D.E. através de seu tripé filosófico, científico e religioso é a que melhor conduz/aborda casos tão tristes como os de suicídio. Além de fortalecer o homem dando-lhe a certeza de um amanhã feliz o leva a refletir sobre suas ações hoje para que tenha um amanhã melhor!

Doutrina que Salva
Gostaríamos de fazer uma narrativa de uma história verídica do caso do Espírito Hilário Silva no Livro “O espírito de verdade” da FEB que nos conta um fato acontecido na França no tempo de Allan Kardec de um livreiro que envia para A.K. um livro ricamente encadernado cuja dedicatória do Sr.Hilário Silva dizia que estava quase para se suicidar quando ia pular da ponte do Rio Sena ele toca em algo que cai ao chão e era justamente “O Livro dos Espíritos” e na folha de rosto o seguinte escrito: “Este livro salvou a minha vida”.

Esta história foi a grande fonte de inspiração para que a Nossa Instituição “Casas André Luiz” fizesse “O filme dos Espíritos”, ainda em cartaz, com enorme sucesso por trazer tanta paz, esperança e amor para tantos seres ainda em conflito com sua existência!.

Muito obrigada por sua atenção. 
Paz e Luz a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário